domingo, 11 de maio de 2008

FC Porto avassalador conquista o seu 2º Tri

O FC Porto venceu a Bwin Liga 2007/2008 sem qualquer tipo de contestação. Desde cedo se percebeu que os azuis-e-brancos estavam muito fortes: somaram 8 vitórias nos primeiros 8 jogos. A vitória sobre o Benfica no Estádio da Luz foi o jogo chave da temporada, onde a famosa trivela de Ricardo Quaresma foi decisiva. A partir daí, O “TGV azul-e-branco” distanciou-se velozmente da concorrência, garantindo o título de campeão nacional mais prematuro dos últimos 35 anos, o mais rápido de sempre no seio do FC Porto.







Jesualdo tem muito mérito na conquista do tricampeonato, que contou com 11 figuras: Helton, Bosingwa, Bruno Alves, Marek Cech, Lucho Gonzalez, Paulo Assunção, Raul Meireles, Ricardo Quaresma, Hélder Postiga e Adriano. Os argentinos Lucho e Lisandro são as estrelas mais brilhantes desta constelação. “El Comandante”, é o cérebro da equipa, é ele quem comanda as ofensivas azuis-e-brancas, por ele passa todo o jogo do Porto. O seu último passe é, regra geral, meio-golo. “Licha” é o Bota de Prata com 24 golos em 27 jogos. O avançado argentino revelou os seus dotes de matador e regressou às convocatórias da selecção das pampas. Meireles e Assunção (que juntamente com Lucho fizeram a maioria das partidas do tricampeonato) são duas pedras fundamentais no xadrez de Jesualdo, com especial destaque para o brasileiro, o homem invisível e omnipresente, seguramente o jogador com mais quilómetros no final de cada desafio… Ricardo Quaresma é outra das grandes figuras do Porto. Dono de uma técnica fenomenal, notável executante de trivelas, um verdadeiro mágico cuja varinha tem o poder de decidir jogos. Helton, Bosingwa e Bruno Alves contribuíram decisivamente para o excelente registo defensivo do tri.





A eliminação na Liga dos Campeões perante um Schalke 04 bastante acessível foi a incómoda espinha que se atravessou na garganta do dragão. O Porto mostrou valor mais do que suficiente para ter ido mais longe, mas o jovem guardião Neuer e uma grande dose de azar não permitiram que tal acontecesse. A Champions será uma das fortes prioridades para a época 2008/09: o Porto pretende assumir-se cada vez mais como um colosso europeu. O tetra será a outra grande prioridade.

1 comentário:

tosmeau disse...

find more infoDiscover More see hereClick This Link his comment is herevisit their website