domingo, 18 de maio de 2008

Taça de Portugal: a 15ª do Leão

Depois de no ano passado ter derrotado na final do Jamor o Belenenses, por 1-0, o Sporting garantiu hoje a 15ª Taça de Portugal do seu historial, após derrotar o FC Porto por 2-0.
O encontro foi decidido na segunda parte do prolongamento com dois golos do avançado brasileiro Rodrigo Tiuí, aos 110 e 117 minutos, numa altura em que o FC Porto jogava em inferioridade numérica.
Numa partida que esteve longe de ser espectacular, acabou por triunfar o conjunto que melhor suportou o desgaste provocado ao longo da temporada.
Jesualdo Ferreira acabou por protagonizar algumas surpresas de ‘última hora’ ao não incluir no onze inicial Bosingwa (já contratado pelo Chelsea) e ao optar por João Paulo para o lado esquerdo, com Fucile a ocupar o lugar de lateral direito, além de incluir Mariano Gonzalez por troca com Tarik Sektioui. No lado do Sporting, a maior novidade de Paulo Bento foi a escolha de Derlei para substituir o lesionado Liedson, em detrimento de Vukcevic. A toada da partida foi morna, com poucas oportunidades de golo para ambos os lados, mas com a expulsão de João Paulo aos 71 minutos, a balança começou a pender para o lado dos ‘leões’. Ainda assim o zero a zero teimava em subsistir, adivinhando-se por isso o prolongamento. E foi precisamente aí que veio ao de cimo a quebra física dos ‘dragões’, cimentada pela incapacidade de reagir ao golo apontado pelo recém-entrado em campo Rodrigo Tiuí. Aos 110 minutos o avançado brasileiro efectuou um remate que embateu em Pedro Emanuel e acabou por trair o guarda-redes do FC Porto, Nuno (que substituiu o também lesionado Hélton), batendo na trave e entrando na baliza portista. Os tricampeões tentaram reagir, Jesualdo chegou mesmo a avançar Bruno Alves para ponta-de-lança, mas na resposta Tiuí ‘matou’ o jogo com um pontapé de bicicleta perfeito que só parou no fundo das redes ‘azuis e brancas’.
O Sporting festeja assim o seu segundo título da época, depois de terem conquistado a Supertaça Cândido de Oliveira, também frente ao FC Porto no início da temporada, enquanto que os ‘dragões’ falham desta forma a conquista da sexta 'dobradinha' do seu historial, feito que conseguiu pela última vez em 2005/2006 sob o comando técnico do holandês Co Adriaanse.

Sem comentários: