domingo, 15 de junho de 2008

Euro2008: A análise à 2ª ronda

Com o fim da segunda jornada, muita coisa ficou desde já definida. Alguns apurados para os quartos -de-final, como foi o caso de Portugal, a primeira selecção a conseguir garanti-lo, mas também há quem já tenha ficado definitivamente pelo caminho, como é o caso da campeã europeia em título, a Grécia. Pelo meio, mais algumas surpresas e um ‘outsider’ a revelar-se como forte candidato ao triunfo final: a Croácia.





Grupo A
O nível de exigência à selecção portuguesa foi bem mais elevado do que no jogo com a Turquia, mas Portugal provou ser o elemento mais forte do grupo, ao derrotar (justamente) a República Checa por 3-1. Com isso garantiu o apuramento para os quartos-de-final, enquanto que os checos terão agora de decidir tudo na última jornada frente à Turquia, que depois de ter estado a perder com a Suíça, deu a volta ao resultado, acabando por vencer por 2-1, e com isso, ganhar alento para uma possível passagem à fase seguinte. Arda Turan foi o herói do jogo ao consumar a reviravolta no marcador com um golo aos 90 minutos (Hakan Yakin marcou primeiro para os suíços e Senturk empatou aos 57 minutos). Por outro lado, a anfitriã Suíça diz adeus ao Europeu, para já sem qualquer ponto amealhado.

Grupo B
A segunda surpresa deste Europeu. Depois da expressiva vitória da Holanda sobre a campeã do Mundo Itália, a Croácia foi a protagonista desta ronda ao bater a Alemanha por 2-1, quando todos os prognósticos apontavam a ‘Mannschaft’ como principal favorita. Os croatas, orientados pelo ex-internacional Bilic deu um ‘banho de bola’ aos alemães, sobretudo no plano táctico e não estranhou o adiantar no marcador antes da meia-hora por Srna, uma das estrelas da companhia. Esperava-se uma reacção dos alemães, mas a verdade é que foi a Croácia que continuou a dominar e dilatou a vantagem aos 62 minutos pelo avançado do Hamburgo, Ivica Olic. O melhor que os germânico conseguiram foi atenuar a derrota com mais um golo de Podolski a 10 minutos do termo da partida, mas as coisas ainda viriam a complicar-se mais com a expulsão de Schweinsteiger em cima do minuto 90. Com este resultado a Croácia também passa aos quartos-de-final e a Alemanha terá de fazer pela vida no último encontro, frente à organizadora Áustria, que ao empatar com a Polónia a um golo (golso de , deixa também todas as decisões para o último jogo. Será portanto uma última jornada bastante interessante já que à parte da já apurada Croácia, as outras três equipas ainda têm possibilidades de seguirem em frente na prova.



Grupo C
Uma Holanda absolutamente aterradora… Depois da vitória por 3-0 frente à Itália, desta feita foi a França a vítima do ‘espremedor holandês’, derrotada por uns copiosos 4-1. A ‘laranja mecânica’ voltou a exibir-se a um grande nível, e apesar de o resultado ser algo enganado dadas as oportunidades de que a França também dispôs, a verdade é que a Holanda se assume cada vez mais como claro favorito à conquista do Europeu. Dirk Kuyt abriu a contagem logo aos 9 minutos, e mais uma vez, quando o adversário tentava responder, foi a Holanda que fez mexer novamente o placard a seu favor, desta feita aos 59 minutos por intermédio do recém-entrado Van Persie. A França ainda puxou dos galões e reduziu por Henry aos 71 minutos e quando se pensava que com esse golo se poderia assistir a uma reviravolta gaulesa, eis que no minuto seguinte, Arjen Robben, entrado ao intervalo, aponta um dos melhores golos da prova e coloca novamente a diferença no marcador em dois golos. Nesse momento a França baixou os braços e disso se aproveitou mais uma vez a selecção holandesa, com mais um grande golo, desta feita por Sneijder já em cima do minuto 90. No outro jogo, o escândalo esteve por um triz de acontecer. Roménia e Itália empataram a um golo, com tentos apontados por Adrian Mutu e Panucci, aos minutos 55 e 56, respectivamente, mas os romenos desperdiçaram uma oportunidade soberana de enviar os Campeões do Mundo para casa mais cedo e de colocar a Roménia às portas dos quartos-de-final. Ao minuto 82, Adrian Mutu dispôs de uma grande penalidade, mas permitiu a defesa de Buffon e agora irá depender do resultado da última jornada para saber se continuará no Campeonato da Europa.

Grupo D
Foi sofrido, mas a Espanha conseguiu mesmo garantir já um lugar nos quartos-de-final! A vitória à Suécia ocorreu já no período de descontos por intermédio de David Villa (Torres e Ibrahimovic foram os autores dos golos que faziam o marcador registar o 1-1 ao minuto 89), mas a verdade é que merecia tê-lo conseguido bem mais cedo tal a quantidade de oportunidades e caudal ofensivo que apresentou, por oposição à Suécia, sempre muito retraída e a viver da inspiração de Ibrahimovic, que até teve de ser substituído ao intervalo por lesão. A ‘fúria espanhola’ está bem viva e a surpreender pela positiva, ao invés da campeã europeia em título, a Grécia, que disse adeus à prova, com a segunda derrota em dois jogos, desta feita frente à Rússia por 1-0 (golo de Zyrianov aos 33 minutos). Mais uma prova (se ainda fosse necessária) que a vitória grega em 2004 foi mesmo um milagre!



Tabela melhores marcadores

4 - David Villa (Espanha)
3 - Lukas Podolski (Alemanha)
2 - Wesley Sneijder (Holanda)
2 - Ibrahimovic (Suécia)


Sem comentários: