domingo, 15 de junho de 2008

Ranking da Formação


Um final de época mais regular nas fases finais dos 3 escalões de formação valeu ao Benfica o primeiro lugar na edição inaugural do Ranking da Formação, um título de juvenis com uma larga vantagem pontual para os restantes adversários e o segundo lugar nos nacionais de juniores e iniciados garantiram esta classificação.

O Sporting que conquistou o título de juniores e iniciados (ambos “arrancados a ferros”) mas que terminou em último lugar na fase final do nacional de juvenis viu-se relegado para o segundo lugar do Ranking.

O Porto esteve na luta pelos títulos de juvenis e juniores praticamente até ao último momento, mas os Dragõesinhos não estiveram ao nível dos Dragões mais velhos na hora das grandes decisões, acabaram por não conquistar qualquer título nacional no futebol de formação e ficaram com a terceira posição do Ranking.

Mais importante que todos estes títulos, é necessário que os clubes aproveitem os muitos talentos que andaram à solta pelos relvados Portugueses durante esta época. Jogadores como Adrien Silva, Bruno Matias, Marco Matias, André Santos, Miguel Vítor, Ruben Lima, Romeu Ribeiro, André Carvalhas, Tengarrinha, André Pinto e Cacheira – só para falar em alguns dos que são seniores em 2008/09 – merecem uma oportunidade nos grandes palcos do futebol Português, acreditem neles!

Relembro os critérios utilizados na elaboração do Ranking da Formação:

Selecções (Cada jogador na Ronda de Elite da UEFA vale os seguintes pontos):

Sub 17: 0,10
Sub 19: 0,20

Campeonatos (Cada ponto é multiplicado pelos seguintes factores):

Iniciados: 0,50
Juvenis: 0,75
Juniores: 1,00

Títulos (Cada título de campeão nacional vale os seguintes pontos extra):

Iniciados: 2,00
Juvenis: 2,50
Juniores: 3,00

Sem comentários: