domingo, 1 de junho de 2008

Vitória sobre Geórgia promete

Portugal venceu a selecção da Geórgia por 2-0 naquele que foi o derradeiro teste antes do primeiro encontro já a contar para o Euro2008. Os golos da partida foram marcados por João Moutinho (19) e Simão (45), na cobrança de uma grande penalidade.
A equipa apresentada pela selecção nacional foi a que já tínhamos adiantado aqui e a verdade é que não deu nada mal conta do recado. É certo que o adversário, tal como se previa também não ofereceu grande réplica, limitando-se a tentar adiar o mais possível o golo português, através de um bloco sempre muito recuado e a transformar a partida num jogo de sentido único.
Portugal não teve por isso dificuldades em assumir as rédeas do encontro, sobretudo com o bom desempenho através dos flancos, seja com as trocas entre Simão e Cristiano Ronaldo, ou as investidas de Bosingwa e Paulo Ferreira. Não se estranhou por isso que a selecção nacional não tardasse a inaugurar o marcador, proeza alcançada por João Moutinho aos 19 minutos, que se estreou a marcar pela selecção principal, com um belo remate de fora da área. À beira do fim da primeira parte, o marcador voltou a ser alterado, desta feita por Simão na marcação de uma grande penalidade cometida sobre ele, após uma excelente desmarcação de Petit que isolou o extremo do Atlético de Madrid na área contrária. Pelo meio, vários lances de perigo e duas bolas nos ferros, da autoria de Cristiano Ronaldo e Ricardo Carvalho que poderiam ter feito dilatar o marcador.

Na segunda parte, Scolari protagonizou uma ‘revolução’ na equipa, mantendo no ‘onze’ que tinha disputado a primeira parte apenas Paulo Ferreira (o único a jogar os 90 minutos). Apesar das muitas trocas, Portugal continuou a dominar a partida (apesar de numa base mais individualista e não em termos colectivos, o que irritou profundamente Felipão), muito por força de Ricardo Quaresma, que ainda chegou a enviar uma bola à trave, na sequência de um livre directo, mas o resultado não se voltou a alterar. Refira-se ainda que com as entradas de Hélder Postiga e Hugo Almeida no decorrer do segundo tempo assistiu-se a uma alteração do sistema táctico de 4x2x3x1 para 4x4x2, mas ainda assim, insuficiente para fazer as redes adversárias voltarem a balouçar.


Em resumo, um teste que se pode considerar positivo, com a equipa inicial a demonstrar já alguns automatismos interessantes e João Moutinho a afirmar-se cada vez mais como o candidato mais que provável ao lugar de Maniche.

Estádio do Fontelo, em Viseu

Árbitro: Levi Meir (Israel)

Portugal: Ricardo (Quim, 46m); Bosingwa (Miguel, 62m), Pepe (Fernando Meira, 62m), Ricardo Carvalho (Bruno Alves, 46m) e Paulo Ferreira; João Moutinho (Hugo Almeida, 72m) Petit (Miguel Veloso, 46m) e Deco (Raul Meireles, 46m); Cristiano Ronaldo (Nani, 46m), Nuno Gomes Hélder Postiga (62m) e Simão (Quaresma, 46m)
Suplentes não utilizados: Rui Patrício e Jorge Ribeiro

Geórgia: Girogi Loria, Ucha Lobjanidze, Levan Tskitishvili (Irakli Klimiashvili, 46m), Rati Aleksidze, Alexander Iashvili (Davit Devdariani, 46m), Levan Kobiashvili (Beka Gotsiridze, 46m), Zurab Khizanishvili, Malkhaz Asatiani (Amiran Sanaia, 67m), Zurab Menteshashvili, Levan Kenia (Revaz Barabadze, 67m) e Giorgi Navalovski (Giorgi Merebashvili (81m)
Suplentes não utilizados: George Lomaia, Giorgi Makaridze, Dato Kvirkvelia, David Mujiri, Alexander Kvakhadze e Giorgi Khidesheli

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: 1-0, João Moutinho (19m); 2-0, Simão (45m)
Resultado final: 2-0

Sem comentários: