terça-feira, 30 de setembro de 2008

Liga dos Campeões: 'Dragões' à prova no Emirates

O FC Porto procura esta terça-feira fazer história frente ao Arsenal, com a primeira vitória em solo inglês para as competições europeias, que o deixaria em situação privilegiada no Grupo G da Liga dos Campeões.
Depois de vencer os turcos do Fenerbahçe (3-1), o tricampeão português lidera o agrupamento, com três pontos, seguido de Arsenal e Dínamo de Kiev (empataram 1-1 na Ucrânia), ambos com um, e do rival turco, com zero.
Conquistar os três pontos é o ideal, pois quase garantiria o apuramento, mas um empate também serve perfeitamente as contas dos portistas, que continuariam em posição privilegiada e com moral em alta para a visita de domingo ao líder Sporting, na Liga portuguesa.
Ao todo, foram já 11 as vezes que os "dragões" jogaram a doer na Inglaterra, mas o saldo é francamente negativo, com 10 derrotas e apenas um empate (1-1 com Manchester United), que, curiosamente, soube a triunfo, já que valeu seguir em frente na Liga dos Campeões até ao título, em 2003/2004.
Jesualdo Ferreira volta ao Estádio Emirates, palco onde se estreou pelo FC Porto em competições europeias, em 2006/07, quando perdeu por 2-0 com golos de Thierry Henry e Hleb, que agora representam o FC Barcelona.
Desde então, a estrutura dos portistas mudou imenso, pelo que da equipa restam apenas o guarda-redes Helton, o defesa Bruno Alves e o médio Lucho González, alegadamente recuperado das limitações físicas que tem evidenciado.
Nos eleitos de Jesualdo Ferreira, destaque para as ausências do avançado argentino Farias (foi titular frente ao Paços de Ferreira) e o lateral uruguaio Fucile, que continua a revelar dificuldades neste início de época.
Do lado do Arsenal, que no fim-de-semana foi surpreendido em casa na Liga inglesa pelo modesto Hull City (1-2), destaque para o regresso do médio internacional francês Samir Nasri, recuperado de lesão.
O desafio, disputado a partir das 19h45, vai ser dirigido pelo experiente alemão Herbert Fandel, que arbitrou a final da Liga dos Campeões em 2007 e a da Taça UEFA em 2006.

Calendário de hoje:
GRUPO E
Aalborg (Din.) - Man. United (Ing.)
Villarreal (Esp.) - Celtic (Esc.)
GRUPO F
Fiorentina (Ita.) - Steaua (Rom.)
Bayern (Alem.) - Lyon (Fra.)
GRUPO G
Arsenal (Ing.) - FC Porto (Por.)
Fenerbahçe (Tur.) D. Kiev (Ucr.)
GRUPO H
Zenit (Rus.) R. Madrid (Esp.)
B. Borisov (Bie.) Juventus (Ita.)

Sem comentários: