quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Liga Sagres: Análise da 5ª Jornada

O clássico entre Sporting e FC Porto foi o ‘prato forte’ da 5ª jornada da Liga Sagres. Foi um jogo intenso e muito disputado, onde no aproveitar esteve verdadeiramente o ganho.
Ainda algo combalido com o pesadelo de Londres, o FC Porto foi a Alvalade jogar no erro dos ‘leões’, e deu-se bem, muito bem mesmo, pois com a frequência que o Sporting anda a dar verdadeiros ‘brindes’ aos adversários, esta foi sem dúvida a melhor opção.
E ao contrário do que muitos poderão pensar, não foi só o erro de Grimi que foi infantil, pois um jogador com a experiência e categoria de Anderson Polga, poderia muito bem ter evitado aquela falta escusada sobre Lisandro (estava de costas para a baliza), que viria a origem ao grande golo de Bruno Alves, expoente máximo da abnegada exibição dos azuis e brancos.
Os de Paulo Bento ainda foram atrás do prejuízo, mas 'a casa já estava assaltada', e quando isso acontece frente a uma equipa como o FC Porto, mesmo que ainda longe do fulgor de outros anos, geralmente não há muito a fazer.
O Leixões-Benfica foi outro dos grandes destaques da jornada.
Os ‘encarnados’ vinham embalados por três vitórias consecutivas, mas esbarraram numa equipa muito organizado e com garra para dar e vender.
Apesar de ter estado em vantagem, e der ter ‘sobrevivido’ a um início infernal dos de Matosinhos, o Benfica recuou em demasia no segundo tempo e isso foi-lhe fatal. Wesley, o homem dos grandes momentos para os lados do ‘Mar’, voltou a ser decisivo. (Aqui para nós que ninguém nos ouve, tinha ou tinha lugar no plantel de qualquer um dos grandes?).
Realce ainda nesta sexta ronda para a vitória do Marítimo em Setúbal, que permitiu aos comandados de Lori Sandri obter o segundo triunfo consecutivo no campeonato.

Resultados da 5ª Jornada: Naval 1º Maio - Belenenses, 1-1; Académica - Nacional, 1-1; Estrela Amadora - Trofense, 1-0; Rio Ave - Paços de Ferreira, 3-2; Sporting - FC Porto, 1-2; Vitória de Guimarães - Sporting de Braga, 0-0; Leixões - Benfica, 1-1; Vitória de Setúbal - Marítimo, 0-2.

Classificação: 1º. FC Porto, 11 pontos; 2º. Nacional, 10; 3º. E. Amadora, 10; 4º. Leixões, 10; 5º. Benfica, 9; 6º. Sporting, 9; 7º. Naval, 8; 8º. V. Guimarães, 8; 9º. Marítimo, 7; 10º. Académica, 7; 11º. V. Setúbal, 7; 12º. Rio Ave, 5; 13º. Sp. Braga, 5; 14º. Belenenses, 2; 15º. P. Ferreira, 1; 16º. Trofense, 0.

‘Onze’ da Jornada - avaliação da ‘Futebolista’ (de 1 a 10):

Guarda-Redes – Quim (Benfica) – 8 pontos
Defesa – Bruno Alves (FC Porto) - 8
Defesa – Moisés (Sp. Braga) – 7
Defesa – Miguel Lopes (Rio Ave) – 7
Defesa – Fernando Cardozo (Marítimo) - 7
Médio – Bruno China (Leixões) - 7
Médio – Wesley (Leixões) – 8
Médio – Cristiano (P. Ferreira) – 7
Médio – Ndiaye (E. Amadora) – 7
Avançado – Lisandro (FC Porto) - 8
Avançado – Cardozo (Benfica) – 7

5 comentários:

Anónimo disse...

No Sporting tirava o lugar ao Postman e no Porto era titular! No Benfica com Suazo e Cardozo, mas principalmente com o Amélia, Makukola e Pantorras nao tinha hipotese!

Anónimo disse...

Nas equipas titulares seria difícil jogar, mas em planteis com Tiuis, Mantorras e Farias, claro que tinha lugar.
E não é só este gajo, o Cristiano do Paços tem muito futebol naquele pé esquerdo. Mas o problema é que jogam no Paços e no Leixões. Se jogassem no Corinthians Alagoano, já lá estavam de certeza...

Anónimo disse...

Agora resta saber se isto é só porque jogou contra o Benfica ou se realmente é para manter. Vou estar atento às exibições deste gajo agora no jogo contra o FC Porto que é na próxima jornada e contra o Sporting, que é duas a seguir. É que tipos a fazerem os jogos da vida deles contra o SLB são mato. E regra geral, no an oa seguir estão no clube...

José Lemos disse...

Miguel Lopes na próxima época está num grande.

Grande promessa.

Cumprimentos, Futebol Total.

Anónimo disse...

Ia, ia, tá ali um grande lateral direito em potência. O míudo faz-se...