terça-feira, 28 de outubro de 2008

Liga Sagres: Análise da 6ª Jornada

A sexta ronda do campeonato foi como que uma nova saga da ‘revolta dos pequenos’. Dos três ‘grandes’ apenas o Benfica ganhou, e mesmo assim, teve de suar muito para levar de vencida uma aguerrida Naval.
Como não poderia deixar de ser, o grande destaque da jornada vai por inteiro para a extraordinária vitória do Leixões no Estádio do Dragão. Perante um FC Porto em clara crise de confiança e ainda a ‘lamber’ as feridas de uma inglória derrota europeia, os comandados de José Mota ‘não tomaram conhecimento’ e partiram para um exibição memorável, onde sobressaiu um nome: Braga. Este ilustre ‘desconhecido’ que o Leixões ‘pescou’ este ano ao Leça, brindou uma prestação de alto nível com dois golos para mais tarde recordar. E no meio de tudo isto convém lembrar que os de Matosinhos alinharam sem o seu melhor jogador(Wesley) e ainda viram um golo ser-lhes mal anulado, quando o resultado ainda estava nos 2-2...
Tal como o Leixões, também a Naval foi ao Estádio da Luz discutir o resultado com o Benfica. Os encarnados ‘balançaram’, mas não cairam, perante uns figueirenses que, mesmo depois de terem empatado o jogo perto do fim, não deixaram de procurar os 3 pontos, ousadia que, apesar de se saudar, acabou por lhes ser fatal.
Na Mata Real, o Sporting desaproveitou a ‘embalagem’ de Donetsk e não foi além de um pobre 0-0, com uma exibição apática e sem ideias, deixando fugir mais 2 pontos perante um Paços de Ferreira organizado e que contou com um Cássio muito inspirado, nunca deixando os leões ‘porem o pé em ramo verde’.
Nos restantes encontros, realce para a vitórias caseiras do Nacional (que regressou ao primeiro posto) frente ao Setúbal (1-0) e do Braga, que no fecho da ronda ‘cilindrou’ o Estrela da Amadora por esclarecedores 5-0.

Resultados da 6ª Jornada: Trofense 0 - 0 Académica; Belenenses 1 - 1 V. Guimarães; FC Porto 2 - 3 Leixões; Marítimo 1 - 1 Rio Ave; Nacional 1 - 0 V. Setúbal; Benfica 2 - 1 Naval; Paços Ferreira 0 - 0 Sporting; Sp. Braga 5 - 0 E. Amadora.

Classificação: 1º. Nacional, 13 pontos; 2º. Leixões, 13; 3º. Benfica, 12; 4º. FC Porto, 11; 5º. Sporting, 10; 6º. E. Amadora, 10; 7º. V. Guimarães, 9; 8º. Naval, 8; 9º. Marítimo, 7; 10º. Sp. Braga, 8; 11º. Académica, 8; 12º. V. Setúbal, 7; 13º. Rio Ave, 6; 14º. Beleneses, 3; 15º. P. Ferreira, 2; 16º. Trofense, 1.

‘Onze’ da Jornada - avaliação da ‘Futebolista’ (de 1 a 10):

Guarda-Redes – Cássio (P. Ferreira) – 8 pontos
Defesa – João Pereira (Sp. Braga) - 7
Defesa – Rodriguez (Sp. Braga) – 7
Defesa – Luisão (Benfica) – 6
Defesa – Elvis (Leixões) - 6
Médio – Niquinha (Rio Ave) - 7
Médio – Bruno China (Leixões) – 8
Médio –Alan (Sp.Braga) – 7
Médio – Luis Aguiar (Sp. Braga) – 8
Avançado –Braga (Leixões) - 8
Avançado – Cardozo (Benfica) – 7

1 comentário:

Anónimo disse...

Este Braga é o 'Taddei do Mar'! É a cara do bacano da Roma...