quinta-feira, 9 de outubro de 2008

VAI DAR QUE FALAR... Batuhan Karadeniz

Karadeniz é uma das grandes promessas do futebol turco. O jovem avançado de 17 anos chegou ao Besitkas em 2002, proveniente do Icerenkoy Idman Yurdu, um clube modesto da capital turca. Dada a sua estatura (1.92m e 82 kg) e forte apetência para os golos, foi baptizado por "Batugol". Nas camadas jovens do Besitkas apontou a incrível marca de 226 golos em 86 jogos. Assinou contrato profissional aos 16 anos, e estreou-se na equipa principal em Agosto de 2007, numa partida contra o Kasimpasaspor, tornando-se no jogador mais jovem a actuar na liga turca, com 16 anos e 115 dias. Poucos dias depois, estabeleceria um novo recorde: com o tento marcado ao Gaziantespor, tornou-se o mais jovem jogador a marcar na liga do seu país.

Fortemente cobiçado por emblemas de nomeada, como Real Madrid, Arsenal, Manchester United ou Manchester City, Batuhan reservou o seu futuro para o Besitkas, dizendo que se sentia muito bem no clube, e que o dinheiro não era tudo. Posteriormente, o jovem viu-se envolto em polémica, quando num jogo importantissimo contra o rival Fenerbahce, perdeu uma flagrante ocasião de golo, arriscando uma jogada individual, quando tinha dois colegas em posição para facturar. Esse golo perdido já em tempo de descontos, fez com que o Besitkas ficasse fora da Champions League... A imprensa e os adeptos "caíram-lhe em cima", e Karadeniz baixou de rendimento, não aguentando a pressão. Na época transacta, o Besitkas tentou emprestar o jovem ao Colónia, da Alemanha, mas a transferência esfumou-se. Apesar de atravessar uma fase menos boa, "Batugol" deseja afirmar-se esta temporada.

Karadeniz conta apenas com 1 internacionalização na selecção sub-21 turca, coroada com 2 golos. Nas selecções sub-15, sub-16 e sub-17, soma 57 internacionalizações e 43 tentos. Participou no recente Europeu de sub-17 (onde a Turquia foi anfitriã). Aos 17 anos, faz parte da lista de convocados da Selecção AA para os jogos que a selecção comandada por Fatih Terim irá disputar nos próximos dias, referentes à Qualificação para o Mundial 2010.


Ficha Técnina

Nome: Batuhan Karadeniz
Data de nascimento: 24/04/1991 (17 anos)
Local de nascimento: Istambul, Turquia
Nacionalidade: Turca
Altura: 1.92m
Posição: Ponta-de-lança




7 comentários:

Anónimo disse...

Este rapazito é uma espécie de Purovic... Vamos ver se evolui mais do que o montenegrino (também não é preciso muito...)

Anónimo disse...

Não deitem abaixo o Purovic, pq o homem foi uma vitíma do sitema...de jogo. Se o Sporting queria mobilidade na frente pq é que o foi buscar? A culpa não foi dele, e o gajo até jogava bem de cabeça. E extremos para cruzar? nhecos...É um gajo novo e acredito que ainda podrá evoluir.

Anónimo disse...

O 'coitado do puro' tem razão. E no ano passado se calhar valeu-nos a Taça de Portugal, com aquele golo todo desengonçado mm no fim do jogo com o Estrela nos quartos-de-final...

Anónimo disse...

O Purovic foi vítima foi da falta de jeito que tem para o futebol... Agora na Turquia em 10 jogos possíveis só jogou quatro, com um saldo avassalador de 0 golos.

Anónimo disse...

Vai lá pôr o Ibrahimovic no nãoseiquantasspor a ver se o gajo joga alguma coisa...

Anónimo disse...

Comparar o Purovic com o Ibrahimovic é a maior estupidez que ja ouvi/li na minha vida!!!!!! Nao tenho qqr duvida q o ronaldo ou o ibra fariam a diferenca em qqr campeonato.

Anónimo disse...

Mas quem é que está a comparar o Ibra ao Purovic? Não me adormeças...