sábado, 18 de outubro de 2008

VAI DAR QUE FALAR: Edu Ogbuke

Chinedu "Edu" Obasi Ogbuke é um jovem promissor nigeriano que brilhou nos Jogos Olímpicos de Pequim. Antes de rumar ao Lyn (acompanhado pelo compatriota John Obi Mikel), destacou-se no River Lane Football Club e no Samba Boys, emblemas do seu país. Depois de ter sido vice-campeão ao serviço da sua selecção no Mundial de sub-17 em 2001 e no Mundial de sub-20 em 2005 (onde apontou golos na meia-final e na final), o avançado viu o seu nome ligado a grandes clubes europeus, tais como Arsenal, Chelsea, Liverpool, Tottenham ou CSKA, mas a Noruega seria mesmo o seu destino.

Estreou-se na equipa principal do Lyn em Abril de 2005, e cedo deu nas vistas. Marcou 14 golos em 29 jogos nas épocas 2005/2006 e 2006/2007. Foi eleito o jogador revelação da liga noruega em 2006. Ogbuke esteve com um pé no Lokomotiv de Moscovo mas a transferência foi abortada à última hora. Acabou por assinar pelo Hoffenheim em 2007, motivado pelo projecto dos alemães que lutavam pela subida à Bundesliga. Actualmente, com a vitória de hoje sobre o Hannover (5-2), o Hoffenheim ocupa o 1º lugar na principal liga alemã!!

"Edu" destaca-se pela sua velocidade e capacidade de drible, podendo actuar quer a médio-ofensivo, quer a avançado. Esteve para não participar nos últimos Jogos Olímpicos, devido à irredutibilidade do Hoffenheim, mas acabou por viajar para a China. Em Pequim, foi peça fundamental da Nigéria ao bisar no jogo da meia-final frente à Bélgica. Soma 9 internacionalizações ao serviço da Selecção AA dos "Super Águias".

Ficha Técnina

Nome: Chinedu "Edu" Obasi Ogbuke
Data de nascimento: 01/06/1986 (22 anos)
Local de nascimento: Krebs, Nigéria
Nacionalidade: Nigeriana
Altura: 1.88m
Posição: Médio/Avançado




1 comentário:

Anónimo disse...

Cuidado com este Hoffenheim.. Tem grandes craques, e este puto é um deles. O Carlos Eduardo tambem é grande craque!