segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A Atitude Certa!

Atitude: um dos factores que mais influencia o resultado de um encontro. Ela é capaz de inibir ou realçar a qualidade física, técnica e táctica de um jogador ou colectivo.
É claro que, numa equipa, a atitude que se pretende está relacionado com a amplificação das suas qualidades e não o contrário. Contudo, para que isso se verifique é necessário que os jogadores sejam humildes, trabalhadores, empenhados e lutadores. Devem encarar todos os adversários como sendo difíceis e, nunca considerar uma partida ganha antes do apito final. Como já disse em artigos anteriores, o nome e o estatuto não implicam ou garantem vitórias. É preciso merecê-las!
Aquilo a que assistimos na noite passada, no campo do trofense, é um exemplo claro desta situação. De um lado, estava o Benfica, primeiro classificado da Liga à entrada na jornada 13. Do outro estava o Modesto Trofense que ocupava a posição oposta à do seu adversário. Para surpresa de muita gente, o vencedor, por uma margem de dois golos, foi a equipa mais “pequena”. Atenção! Pequena na classificação, porque em campo foram eles que dominaram e demonstraram grandeza! Sabiam das suas fraquezas e tinham consciência de que este encontro não seria fácil. Em vez de sentirem medo do adversário, adoptaram uma postura corajosa e humilde, trabalhando em campo durante os 90 minutos para obter a tão merecida vitória. Deram, de resto, uma lição valiosa ao seu adversário: não é com milhões, nem estrelas que se seguram pontos; mas sim com Atitude!
Pior que dispor de poucos recursos técnico-tácticos, é subestimar o adversário. Este comportamento conduz a uma apatia e relaxamento que impedem os jogadores de utilizarem as suas capacidades e de se superiorizarem. Á medida que o tempo passa, falham-se passes e fintas, perde-se a bola, e o adversário, com a sua humildade, avança e aproveita os espaços. De nada aqui serve o nome, pois na hora de finalizar, o atleta não se deixa assustar pelo emblema que os “grandes” trazem ao peito. Tudo o que importa é vencer, seja contra quem for!
Enfim, existe um motivo para um jogo de futebol ser disputado entre duas equipas: o desafio constante! Esse deve ser o espírito de qualquer encontro! Longe de ser uma ciência exacta, no futebol tudo pode acontecer! Não existem resultados impossíveis! O que é preciso é ter a atitude certa e essa começa no respeito pelo adversário, seja ele “grande” ou “pequeno”.


PARABÉNS TROFENSE!

2 comentários:

Anónimo disse...

Para a Dona Alexandra:

Não querendo com este comentário retirar a justiça à vitória do Trofense, mas apenas quero perguntar à Dona Alexandra o que ela tem contra o Benfica!

Em cada artigo que escreve fala do Benfica em praticamente todos. Mesmo artigos em que fala em temas gerais do mundo do futebol vai sempre buscar exemplos (exemplos esses SEMPRE negativos) do Benfica.

Gostava de saber!

Anónimo disse...

para o meu kerido amigo anonimo:

e melhor voltares a ler tds os artigos da alexandra pois andas a ler mt mal pois ......... ela defende o benfica em alguns deles .

tu deves ser dakeles k acreditas piamente no slogan " tds comtra o benfica"
tnh razao nao tnh???????
bjs da joaninha

p.s. tem cuidado cm as contruçoes das frases