quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Taça da Liga: Resumo da 2ª Jornada da terceira fase

Benfica manteve ontem o seu trajecto 100 por cento vitorioso na Taça da Liga, ao vencer em casa o Olhanense por 4-1, com a "benção" de Diego Armando Maradona, colocando-se a um ponto das meias-finais.
Em encontro da segunda jornada do Grupo C da terceira fase, o "onze" comandado por Quique Flores começou a perder e penou na primeira parte, mas acabou em grande, com um golo "mágico" do argentino Angel Di Maria... em homenagem ao "Deus" do futebol.
O seleccionador argentino, que se deslocou à Luz para ver o jogador que deu o título olímpico à Argentina em Pequim'2008, bateu palmas ao soberbo momento do jovem internacional "albi-celeste", que entrou aos 63 minutos e facturou aos 88.
Antes, aos 13 minutos, Djalmir adiantou os sobreviventes da Liga de Honra, que já não têm hipóteses de seguir em frente, e os "encarnados" responderam, com golos de Nuno Gomes (25 minutos), Jorge Ribeiro (29) e Sidnei (61).
O Benfica lidera o Grupo C, com seis pontos, contra quatro do Belenenses, que empatou a zero na recepção ao V. Guimarães. Na última ronda, os "encarnados" recebem os "azuis" (sábado) para a discussão do primeiro lugar, enquanto minhotos e algarvios cumprem, em pricípio, calendário no D. Afonso Henriques (domingo).
No Grupo A, o Vitória de Setúbal foi afastado das meias-finais, ao perder em casa com a Académica (2-1), que continua igualada com o Nacional na liderança, já que os insulares venceram pelo mesmo resultado na recepção a um FC Porto de "segunda".
Vencedora em 2007/2008 da primeira edição da prova, a formação sadina repetiu o desaire sofrido no Dragão, quinta-feira, num jogo que a formação de Coimbra começou praticamente a ganhar, graças a um golo do uruguaio Carlos Aguiar, logo aos quatro minutos.
A formação sadina ainda empatou, por intermédio do brasileiro Auri, na transformação de uma grande penalidade, aos 57 minutos, mas, aos 61, os "estudantes" selaram o triunfo, com um tento do jovem Licá.
Por seu lado, o "onze" de Manuel Machado bateu o FC Porto com golos dos madeirenses Ruben Micael, aos 23 minutos, e Miguel Fidalgo, aos 84, isto depois de o romeno Sapunaru ter restabelecido a igualdade, aos 36.
Após duas jornadas, Nacional e Académica somam quatro pontos e 3-2 na relação entre golos marcados e sofridos, enquanto a formação comandada por Jesualdo Ferreira, que apenas apresentou um titular (Benitez) em relação ao jogo de domingo com o Trofense, soma três e já não depende de si própria para continuar em prova.
Na última ronda, a formação insular desloca-se ao reduto do Vitória de Setúbal, para defrontar sábado um conjunto já afastado da fase seguinte, enquanto a Académica joga no Dragão, em embate marcado para sábado.
Finalmente, no Grupo B, o Sporting, que se tinha estreado com um triunfo caseiro por 3-0 sobre o Marítimo, somou nova vitória, desta feita no reduto do Rio Ave por 1-0, graças a um golo do montenegrino Vukcevic (88) em posição de fora-de-jogo.
Após duas rondas, os "leões" somam seis pontos, contra três do Paços de Ferreira e do Martímo: estas duas equipas encontraram-se no Funchal, onde os locais venceram por 2-1, com tentos de Manu (01 minutos) e do estreante Ytalo (79). Ricardo marcou para os forasteiros (70).
Na última ronda, a formação "verde e branca", que ontem apresentou um "onze" muito remodelado, recebe o Paços de Ferreira e até pode conseguir o apuramento perdendo, enquanto o Rio Ave, já afastado, desloca-se aos Barreiros.

Sem comentários: