segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Um elogio à arbitragem nacional

Por incrível que pareça, na arbitragem não existe apenas o lado negativo! Existem, a nível nacional, árbitros competentes e capazes de assegurar a justiça de um encontro! O problema é que, na maioria das vezes, apenas se realçam os momentos negativos da “terceira equipa”. Essa visão “derrotista”, para além de desmotivar os juízes, descredibiliza-os por completo aos olhos dos adeptos. Gera-se, assim, na opinião pública a ideia de que apenas os “nossos” árbitros erram e que a solução passa pela aposta em juízes internacionais (que são tão humanos como os “nossos” e, por isso, erram da mesma maneira)!
Contudo, esta semana sucedeu algo extremamente invulgar no que às críticas à arbitragem diz respeito! Manuel Machado, treinador do Nacional da Madeira, no final do encontro que opôs a sua formação à Sporting, deixou um elogio à equipa de arbitragem! Este técnico afirmou que “Foi um bom espectáculo de futebol, com um desempenho bem conseguido de três equipas”! Uma atitude “estranha” no panorama nacional, mas digna de aplauso e felicitação! Afinal, assim como somos capazes de reconhecer quando treinadores e jogadores fazem um bom trabalho, também devemos ser capazes de fazer o mesmo quando uma equipa de arbitragem se destaca!
É certo que é fundamental reivindicarmos os nossos direitos e protestar quando nos sentimos injustiçados, mas também não podemos cair no exagero de apenas apontar os erros (sobretudo, para desculpar a ineficácia ou as deficiências da “nossa” equipa). Os bons exemplos existem e são para ser destacados! Está, por isso, na hora de dar à opinião pública uma visão mais realista do panorama nacional da arbitragem e a par das críticas, colocar também um elogio à arbitragem!

1 comentário:

Anónimo disse...

O Manuel Machado, conhecido por usar o seu "Manuel Machadês" já disse muito mal do arbitros... basta ir ao youtube...