segunda-feira, 2 de março de 2009

Os caminhos do título

Sem mais nenhum confronto de pesos pesados em perspectiva no campeonato e com os três 'grandes' a manterem-se como candidatos ao título, qual é o calendário menos complicado no terço que resta da prova? Olhando para os derradeiros dez encontros, à partida, o Sporting parece ter um caminho menos acidentado. O problema é que os 'leões' também partem com a maior desvantagem do trio e perdem ainda com os dois adversários no confronto directo, em caso de empate. Já FC Porto e Benfica têm reservados obstáculos mais difíceis de transpor.
É certo que os 'dragões' vão sair na 'pole position' para as últimas dez jornadas, com dois pontos de vantagem sobre os 'encarnados' e quatro dos 'leões' (que serão cinco em caso de empate), mas terão pela frente o percurso aparentemente mais difícil dos três 'grandes'. Leixões, Vitória de Guimarães e Marítimo fora de portas, para além do Nacional e Sporting de Braga, no Dragão, são encontros de risco, com os minhotos a encerrarem a época. E há ainda que contar com a forte possibilidade de os portistas terem pela frente mais um par de jogos para a Liga dos Campeões. Não muito menos complicada está a estrada do Benfica. Fora da Luz, tem jogos de risco com o Nacional e Sp. Braga, recebendo o V. Guimarães e o Marítimo.
Nesta lógica, menos complicada (pouco) parece ser a vida do Sporting. As deslocações mais dramáticas serão aos terrenos do Leixões, V. Guimarães e Marítimo (a equipa de Paulo Bento tem apenas quatro jogos fora, enquanto FC Porto e Benfica têm cinco), com o Nacional a ser o visitante mais indesejado em Alvalade, na derradeira partida do campeonato. Mas, mesmo que cumpram com as suas obrigações, os 'leões' têm que esperar sempre que as desventuras alheias sejam maiores que as suas próprias.

FC Porto
21.ªjornada: Leixões (Fora)
22.ª: Naval (Casa)
23.ª: V. Guimarães (F)
24.ª: E. Amadora (C)
25.ª: Académica (F)
26.ª: V. Setúbal (C)
27.ª: Marítimo (F)
28.ª: Nacional (C)
29.ª: Trofense (F)
30.ª: Sp. Braga (C)

Benfica
21.ª jornada: Naval (Fora)
22.ª: V. Guimarães (Casa)
23.ª: E. Amadora (F)
24.ª: Académica (C)
25.ª: V. Setúbal (F)
26.ª: Marítimo (C)
27.ª: Nacional (F)
28.ª: Trofense (C)
29.ª: Sp. Braga (F)
30.ª: Belenenses (C)
Sporting
21.ª jornada: P. Ferreira (Casa)
22.ª: Rio Ave (C)
23.ª: Leixões (Fora)
24.ª: Naval (C)
25.ª: V. Guimarães (F)
26.ª: E. Amadora (C)
27.ª: Académica (F)
28.ª: V. Setúbal (C)
29.ª: Marítimo (F)
30.ª: Nacional (C)

Sem comentários: