terça-feira, 28 de abril de 2009

Liga Sagres: 26ª jornada

Esta foi uma jornada que não trouxe grandes novidades na tabela classificativa. A nota de maior destaque, deste fim-de-semana, foi o facto de o Belenenses ter assumido um dos lugares de despromoção, enquanto que o FC Porto reduziu, ainda mais, a margem de manobra dos seus mais directos perseguidores.

O FC Porto recebeu e venceu o Vitória de Setúbal por 2-0, com um 'bis' do argentino Lisandro Lopez. Depois de uma semana em que se especulou muito sobre como reagiriam os 'dragões' à ausência de duas das suas referencias deste ano, Lucho e Hulk, Lisandro decidiu puxar protagonismo para si e acabou por resolver um problema que parecia complicado. A equipa do Setúbal apresentou um sistema muito defensivo, com marcações muito cerradas aos dianteiros contrários, e só um lance de génio de 'licha' conseguiu abrir caminho para a vitória portista. Ainda assim, este foi um FC Porto, nitidamente, mais enfraquecido e que poderá ter muitas dificuldades para passar no ‘caldeirão’ dos Barreiros na próxima jornada.


O Sporting bateu, em casa, o Estrela da Amadora por 2-1. Este foi um jogo em que os leões foram claramente superiores, mas um golo fantástico de Marcelo Goianira acabou por trazer dificuldades inesperadas. No entanto, o 'levezinho' voltou a resolver e deu a vitória à equipa da casa, que havia marcado em primeiro lugar por intermédio do regressado Helder Postiga. Com isto, a equipa de Alvalade mantém-se a 4 pontos do Porto e, igualmente, mantém o Benfica à mesma distância.



Os 'encarnados' que também venceram, em casa, o Marítimo por 3-2. A equipa da Luz parecia embalada para repetir a goleada da primeira volta (0-6), nos Barreiros, já que aos 38 minutos de jogo ganhava por 3-0, com um golo de David Luiz e dois de Cardozo. A equipa visitante não se deixou atemorizar por isto e, perto do intervalo, Marcinho reduziu a vantagem encarnada na partida. Na segunda metade do jogo, os 'verderubros' conseguiram fazer o segundo golo por intermédio de Bruno, na conversão de uma grande penalidade, muito duvidosa, cometida por Maxi Pereira. Esta vitória alimenta a crença dos comandados de Quique de estarem presentes na próxima edição da Liga dos Campeões.



Mais abaixo na tabela, destaca-se a derrota do Belenenses em casa, diante do Nacional, que afundou ainda mais a equipa de Jaime Pacheco na classificação. E a vitória importantíssima do Rio Ave na Figueira, diante da Naval, que retirou os 'vilacondenses' da zona de despromoção por troca com os 'azuis' do Restelo.

Sem comentários: