segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Liga Sagres: 8ª jornada

Numa ronda que só se irá completar na próxima terça-feira, o FC Porto aproveitou o primeiro deslize do Sp.Braga para se chegar ao topo da tabela classificativa.

No jogo 150 de Jesualdo Ferreira à frente dos 'dragões', os campeões nacionais sentiram algumas dificuldades para bater a Académica (3-2). Os 'estudantes' estreavam novo treinador, André Vilas Boas, e procuravam desesperadamente passar a 'lanterna vermelha' da competição para outra freguesia. Contudo, esta era uma tarefa que se adivinhava complicada. O 'professor' repetiu o 'onze' que havia jogado a meio da semana frente ao APOEL, enquanto Vilas Boas introduziu algumas mudanças significativas na formação da Briosa, apresentando-se em losango na Invicta. Os visitantes mostraram muita coesão entre os diferentes sectores e procuraram sempre ser uma equipa atrevida, causando alguns calafrios a Helton.
A estratégia forasteira foi surtindo efeito até ao minuto 66' (um empate na casa do campeão é sempre um bom resultado), altura em que Mariano cabeceou para o primeiro golo do jogo. Depois de muito assobiado, o argentino voltou a ser preponderante ao abrir caminho para a vitória dos 'dragões'. Dois minutos depois, Farias, que havia entrado para substituir Rodriguez aos 58', ampliou a vantagem para os da casa. Este golo parecia arrumar com as aspirações forasteiras, mas estes fizeram questão de provar que ainda estavam bem vivos. Miguel Pedro (76'), na sequência de um belo envolvimento ofensivo, desferiu um pontapé indefensável para o guardião dos da casa, relançando novamente as dúvidas sobre o vencedor da partida. Todavia, Farias (82') voltaria a fazer estragos e, partindo de uma posição muito duvidosa, fez o seu 'bis' no jogo e o golo da tranquilidade para os comandados de Jesualdo. Pelo menos era o que se pensava, mas, Sougou, já nos descontos, reduziu novamente distâncias no marcador e colocou em sentido os 'azuis e brancos' até ao apito final do árbitro.
Este foi um jogo muito interessante de se assistir, com dois conjuntos sempre à procura da vitória, que acabou por se decidir devido a erros infantis por parte da (ou das!) equipa visitante. No entanto, o Porto foi quem mais procurou a sorte e mereceu ganhar.

Em Vila do Conde, Rio Ave e Sp.Braga dividiram os pontos em disputa (1-1). Num encontro onde uma má decisão de Lucílio Baptista teve influência decisiva no resultado final, João Tomás (9') roubou (com falta) a bola a Moisés e partiu isolado para a baliza bracarense, acabando por bater Eduardo com um 'chapéu' de belíssimo efeito. Porém, os minhotos mostraram estofo de líder e comandaram sempre as operações. Após uma bela jogada do endiabrado Evaldo, que foi da esquerda até ao meio sempre a ultrapassar adversários, a bola chegou até a Paulo César, no lado direito, e este cruzou rasteiro para o mesmo Evaldo concluir com brilhantismo o que ele mesmo havia iniciado. Estavam decorridos 31 minutos de jogo e os vilacondenseses ainda tinham muito que sofrer. A pressão forasteira manteve-se, as oportunidades sucederam-se, mas de forma estóica os pupilos de Carlos Brito lá se aguentaram e garantiram mais um importante ponto nas contas deste positivo inicio de época. Estes foram os primeiros pontos cedidos pelos 'arsenalistas' no campeonato que, caso o Benfica vença na segunda-feira o Nacional, terão de repartir a liderança da tabela até ao grande embate da próxima semana frente aos 'encarnados'.

Nos restantes jogos da jornada, o destaque vai para as estreias vitoriosas de Manuel Fernandes e Lito Vidigal, bem como para novo triunfo do Maritimo com Van der Gaag no comando.
Em Setúbal, o Vitória recebeu e venceu o Leixões (1-0) com um golo solitário de Keita (36'). Na cidade de Lis, o U.Leiria mantém a boa campanha na Liga Sagres e venceu a Naval por 2-0. Carlão (15') e Cássio (23') foram os responsáveis pela primeira vitória de Lito Vidigal como treinador dos leirienses. Nos Barreiros, o Maritimo ganhou ao Paços de Ferreira (3-1), que também estreou Ulisses Morais no banco. Ozeia na própria baliza (38') e um 'bis' de Djalma (44' e 47') resolveram uma questão que Leonel Olimpio (81') ainda tentou complicar. Na partida inaugural da jornada, Belenenses e Olhanense empatar a zero no Restelo, enquanto o Benfica - Nacional e o V.Guimarães - Sporting só se irão realizar hoje e amanhã respectivamente.

Classificação:
1.Sp. Braga 8jogos/22pontos
2.F.C. Porto 8j/19p
3.Benfica 7j/19p
4.Sporting 7j/11p
5.Nacional 7j/11p
6.Marítimo 8j/11p
7.Rio Ave 8j/11p
8.U. Leiria 8j/10p
9.Leixões 8j/8p
10.P. Ferreira 8j/7p
11.Olhanense 8j/7p
12.Naval 8j/7p
13.Belenenses 8j/7p
14.V. Setúbal 8j/7p
15.V. Guimarães 7j/6p
16.Académica 8j/3p

2 comentários:

Rui M. disse...

Porto beneficiado, Braga prejudicado... ja começa!

peter schmeichel disse...

Ja começa e vai acabar com corrupçao.
Acabem com a viciaçao de resultados.