segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Cruyff está de regresso

O treinador holandês, Johan Cruyff, está de regresso à Catalunha, mas, desta feita, para treinar a selecção local. Cruyff treinou o Barcelona desde 1988 a 1996 e não mais voltou a assumir as rédeas de qualquer outra formação. Agora, após uma ausência de 13 anos, aquele que foi um dos melhores futebolistas de todos os tempos decidiu regressar a uma região onde foi muito feliz para dirigir a Selecção da Catalunha.
A Catalunha é uma comunidade autónoma de Espanha - da qual faz parte a cidade de Barcelona - que tem uma forte tradição independentista, tal como o Pais Basco. Recentemente foi efectuado um referendo em toda a região da Catalunha que expressou claramente a imensa vontade que a maioria dos naturais daquela região têm em separar-se da nação espanhola. Existem, inclusivamente, alguns jogadores catalães que sempre afirmaram que não queriam representar 'La roja' por não se sentirem espanhóis. Um dos exemplos mais mediáticos disso mesmo é Oleguer, atleta formado nas escolas dos 'blaugrana' e que actualmente representa o Ajax.
A Federação Catalã de Futebol já anunciou a contratação do timoneiro holandês que, assim, substitui Pere Gratàcos no cargo.

Sem comentários: