terça-feira, 10 de novembro de 2009

Liga Sagres: 10ª jornada

A jornada que encerrou o primeiro terço do campeonato não podia ter corrido melhor ao Benfica. Os 'encarnados' conseguiram vencer, ontem, a Naval na Luz, aproveitando da melhor forma as derrotas de Braga e FC Porto, bem como novo empate do Sporting.

O Sp.Braga foi a primeira formação a entrar em acção nesta ronda. Num dos dérbis mais escaldantes da Liga Sagres, os 'arsenalistas' foram no sábado a Guimarães perder (1-0) com o Vitória local. Este foi um jogo em que os comandados de Domingos Paciência nunca foram capazes de mostrar a qualidade evidenciada diante do Benfica, na jornada anterior, e acabaram por ser derrotados com um golo solitário de Desmarets (30'). Desta forma, o Sp.Braga perdeu a condição de única equipa invicta nesta edição da liga e recebeu a companhia do Benfica na liderança da tabela classificativa.

No domingo, o FC Porto deslocou-se aos Barreiros e perdeu com o Maritimo por 1-0. Em mais uma noite pouco inspirada dos 'dragões', Rolando (30') marcou na própria baliza o único golo do encontro. A opção de deixar Belluschi no banco, bem como a irregularidade de Hulk ou a má forma de Rodriguez, retiram aos campeões nacionais a criatividade necessária para bater adversários, teoricamente, mais fracos no campeonato e banalizam o futebol da equipa comandada por Jesualdo Ferreira. Esta foi a segunda derrota na edição 2009/10 da Liga Sagres, tantas como em todo o ano passado, e deixou os 'azuis e brancos' a 5 pontos da liderança.

No mesmo dia, o Sporting foi a Vila do Conde empatar a duas bolas. Em mais uma exibição muito pouco consistente, os 'verde e brancos' conseguiram efectuar uma bela primeira parte e foram para o intervalo a vencer por 0-2. Matias Fernández (21') e João Moutinho (45+2'), de grande penalidade, deram vantagem aos 'leões' e conferiram justiça ao marcador da primeira metade. Na etapa complementar, o Rio Ave apareceu transfigurado e mostrou porque razão tem sido uma das boas surpresas da competição. Por intermédio de um 'bis' de João Tomás (57' e 60'), pois claro, os vila-condenses chegaram ao empate final da partida. Este foi o quarto empate consecutivo do conjunto de Alvalade no campeonato e o primeiro após a demissão de Paulo Bento.

Com toda esta conjuntura, o grande beneficiado acabou por ser o Benfica. Numa partida mais complicada do que se esperava, os 'encarnados' ganharam à Naval por 1-0. Javi Garcia (89'), perto do final da partida, deu alguma lógica (se é que ela existe no futebol...) ao resultado de um jogo de sentido único, onde as 'águias' mereceram claramente a vitória. Uma grande exibição de Peiser (guarda-redes forasteiro), os postes, e uma boa organização defensiva de toda a equipa da Naval acabaram por dificultar a tarefa aos visitados que fizeram de tudo para vencer o encontro. Este resultado coloca a formação da Luz no topo da tabela, exequo com o Braga, e aumenta a distância para os rivais de sempre: FC Porto e Sporting.

Nas restantes partidas o destaque vai para a pesada derrota do Belenenses em casa e para novo desaire do Leixões. No jogo que abriu a ronda, o Belenenses recebeu o Paços de Ferreira e foi derrotado por claros 0-3, prolongando assim o seu mau momento. O Leixões foi derrotado em casa pelo Nacional (2-4), mas João Capela, árbitro do encontro, teve uma influência decisiva no resultado final verificado. Em Leiria, a equipa local e a Académica empataram a uma bola. André Vilas Boas continua a dar cartas e os 'estudantes' conseguiram conquistar 1 ponto num campo muito complicado. Por último, o V.Setúbal empatou a zero com a Olhanense em casa. Se Manuel Fernandes parece ter devolvido nova vida ao conjunto sadino, Jorge Costa parece não conseguir contrariar esta tendência de empates no campeonato.

Classificação:
1ºSp. Braga 10jogos/25pontos
2ºBenfica 10/25
3ºF.C. Porto 10/20
4ºNacional 10/17
5ºMarítimo 10/15
6ºRio Ave 10/15
7ºU. Leiria 10/14
8ºSporting 10/14
9ºV. Guimarães 10/10
10ºP. Ferreira 10/10
11ºNaval 10/10
12ºV. Setúbal 10/8
13ºOlhanense 10/8
14ºBelenenses 10/8
15ºLeixões 10/8
16ºAcadémica 10/7

3 comentários:

Anónimo disse...

E para a prox jornada Benfica será lider isolado!

peter schmeichel disse...

O Benfica so tem caga nos jogos que ganha.

André Camponês disse...

Para quem gosta e sabe ver futebol sabe que o Benfica está a praticar um estilo de jogo muito atractivo que nada tem a ver com o dos anos (e treinadores) anteriores. Consistência defensiva e ataque que tem uma mistura de "samba" e "tango" dão um novo colorido ao ímpeto atacante dos encarnados.
Um futebol que já não é aos repelões, mas que faz circular a bola a largura do terreno. Não querendo (mas ao mesmo tempo não evitando), parece-me que em relação aos seus adversários mais directos o Benfica tem a vantagem de estar com a sua cotação, bem como a dos atletas em alta, o que lhes permite partir para os jogos com confiança acrescida e interiorizar o processamento táctico de Jorge Jesus.
Desta forma parece a meu ver "imaturo" (passe a expressão) falar em sorte, quando o que está em causa é o sistema de jogo, a forma como os jogadores o processam e se dispõem em campo pa inverter o resultado quando este se encontra desfavorável. E o que tem acontecido com a formação da luz na minha opinião.