segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Liga Sagres: 9ª jornada

Decorridas que estão 9 jornadas de campeonato, o Sp.Braga continua a afirmar-se como um pontencial candidato ao título e mantém-se invencivel até ao momento. Em sentido contrário, o Sporting vai-se afundando cada vez mais na tabela e já está na sétima posição.

A ronda iniciou-se com o FC Porto a receber o Belenenses na sexta-feira. Num jogo não muito interessante, os azuis do Restelo conseguiram empatar os azuis do Dragão (1-1). Lima (46') deu vantagem à equipa da capital, enquanto Farias deu o empate para os campeões nacionais (64'). Com este resultado, os 'dragões' não aproveitaram da melhor forma a derrota do Benfica no estádio Axa, ficando assim a 2 pontos dos 'encarnados' e a 5 do lider Sp.Braga.

No Minho, Braga e Benfica disputaram o jogo grande da jornada. Os 'arsenalistas' provaram que a sua liderança não é só fogo de vista e derrotaram a equipa da Luz de forma concludente (2-0). Hugo Viana (7'), de forma espectacular, e Paulo César (78') foram os principais responsáveis por nova proeza dos 'Guerreiros do Minho' que, desta forma, assumiram a liderança isolada da liga. Esta foi um jogo repleto de bom futebol, emoções e, como não poderia deixar de ser, muita polémica. Algumas decisões pouco consensuais do árbitro, Jorge Sousa, e incidências ao intervalo no túnel de acesso aos balneários ainda poderão dar muito 'pano para mangas'.

Em Alvalada, o Sporting voltou a desiludir os seus adeptos e, desta feita, empatou com o Maritimo (1-1). Matias Fernandez (53') e Manú (61') fizeram dois golos capazes de levantar qualquer estádio mesmo durante uma partida pouco interessante. Este resultado veio aumentar ainda mais a contestação em torno de Paulo Bento e dos dirigentes leoninos que, ainda assim, prometem «não atirar a toalha ao chão».

Nos restantes encontros, destaque para a vitória do Rio Ave em Olhão (0-1), com golo de João Tomás, e consequente ascensão ao 4ª posto da tabela; para nova derrota do Leixões, agora na Figueira frente à Naval (1-0); para o regresso do Nacional às vitórias após a goleada na Luz e, finalmente, para a U.Leiria que, mesmo sem Manuel Fernandes, continua a atravessar um grande momento.

De referir ainda que o Académica - V.Guimarães se joga hoje, a partir das 20h15, e terá transmissão directa na Sporttv.

Resultados da jornada 9:
FC Porto vs Belenenses 1 - 1
Naval vs Leixões 1 - 0
Sp.Braga vs Benfica 2 - 0
P.Ferreira vs U.Leiria 0 - 1
Olhanense vs Rio Ave 0 - 1
Nacional vs V.Setúbal 2 - 1
Sporting vs Maritimo 1 - 1
Académica vs V.Guimarães ?

Classificação até ao momento da jornada 9:
1.Sp. Braga 9jogos/25pontos
2.Benfica 9/22
3.F.C. Porto 9/20
4.Rio Ave 9/14
5.Nacional 9/14
6.U. Leiria 9/13
7.Sporting 9/13
8.Marítimo 9/12
9.Naval 9/10
10.Leixões 9/8
11.Belenenses 9/8
12.V. Setúbal 9/7
13.P. Ferreira 9/7
14.V. Guimarães 8/7
15.Olhanense 9/7
16.Académica 8/3

Sem comentários: