segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Liga Sagres: 15ª jornada

A última jornada da primeira volta do campeonato fica marcada por três vitórias à justa de Benfica, FC Porto e Sporting. Por outro lado, e de forma algo surpreendente, o líder Sp.Braga venceu tranquilamente o Nacional.

Começando pelo topo, o Braga não teve quaisquer dificuldades para bater o Nacional da Madeira (2-0) no jogo de abertura desta jornada. A partida disputou-se na sexta-feira no estádio Axa e ficou resolvida com golos de Vandinho (2') e Leone (54'). Os insulares deixaram uma pálida imagem das suas capacidades e nunca se mostraram suficientemente ameaçadores perante a hegemonia evidenciada pelos bracarenses durante todo o encontro.

O Sporting entrou em acção no sábado ao fim da tarde e teve de suar muito para conseguir bater um Leixões (1-0) inspirado pela exibição do seu guarda-redes. Diego foi o melhor em campo na equipa visitante e por pouco não garantiu um ponto para os de Matosinhos. Contudo, a expulsão de Bruno Gallo (70') viria a condicionar bastante a estratégia dos comandados de José Mota que, na sequência de um canto, acabariam vergados por uma cabeçada vitoriosa de Tonel (84'). Os homens do mar demonstraram sempre um futebol demasiado curto e raras foram as vezes em que ameaçaram a baliza de Rui Patricio. A vitória do conjunto 'verde e branco' acabou por ser o resultado mais justo numa partida de sentido único em Alvalade.

Algumas horas depois, o Benfica tentava quebrar a invencibilidade do Rio Ave, em Vila do Conde (0-1), nesta edição da Liga Sagres. Num jogo intenso, mas com poucas oportunidades de golo, foi Saviola (47’) quem, mais uma vez, resolveu. A grande eficácia demonstrada pelas 'águias' ao longo deste campeonato no que diz respeito a bolas paradas voltou a ditar leis, sendo que, desta feita, foi o jogador mais baixo em campo quem se a agigantou dentro da área. Os vila-condenses nunca conseguiram demonstrar grande acutilância em termos ofensivos e acabaram sempre subjugados pela qualidade de posse de bola dos visitantes.

O FC Porto sentiu muitas dificuldades para levar de vencida, ontem à noite, a equipa da U.Leiria no Dragão (3-2). Os 'azuis e brancos' viram duas vezes anulada a sua vantagem no marcador e, não fosse Helton, poderiam mesmo ter acabado empatados. A expulsão, ridícula note-se, de Djuricic (68') não intimidou a formação visitante que, mesmo em desvantagem numérica, evidenciou sempre uma grande vontade de não sair derrotada da Invicta. Falcao (15' e 83'), Diego Gaúcho (31’), Bruno Alves (37') e Ronny (51') foram os autores dos golos de um encontro que fica marcado pela grande penalidade desperdiçada, pelo mesmo Ronny, já nos descontos. Helton fez uma boa defesa e segurou a vitória para a sua equipa que, desta forma, mantém nos mesmos quatro pontos a diferença para os lideres da liga.

Restantes resultados da jornada e respectiva classificação:

Maritimo vs V.Guimarães 0-1
Olhanense vs P.Ferreira 1-1
Académica vs Naval 2-0
Belenenses vs V.Setúbal (Hoje)

Classificação:

1º Sp. Braga 15jogos/36pontos
2º Benfica 15/36
3º F.C. Porto 15/32
4º Nacional 15/24
5º Sporting 15/24
6º V. Guimarães 15/22
7º U. Leiria 15/20
8º Rio Ave 15/19
9º Marítimo 15/19
10º Académica 15/16
11º Naval 15/15
12º P. Ferreira 15/15
13º Leixões 15/11
14º V. Setúbal 14/11
15º Olhanense 15/11
16º Belenenses 14/10

Sem comentários: