quarta-feira, 10 de março de 2010

Conversas de Dragão: Humilhante



Gostava de escrever que o FC Porto foi eliminado, mas que saiu de cabeça erguida. Gostava de dizer que, apesar da eliminação, a equipa teve um bom desempenho em Londres. Contudo, como sabem, não foi isso que se passou. Aconteceu exactamente o contrário: uma humilhação. Ao longo de todo o encontro, Helton foi o único jogador portista que sabia o que estava a fazer dentro das quatro linhas.

Nem sei por onde começar a comentar esta triste noite. Ao contrário de muitos analistas, não considero que os portistas começaram a perder o jogo devido à escolha de Nuno André Coelho para trinco. Embora esse seja um dos motivos. O jovem luso, poucas vezes utilizado ao longo da época, nunca jogou naquela posição e duvido que esta adaptação tenha sido treinada antes do jogo. O central adaptado a médio andou perdido durante a primeira, não sabendo se se posicionava à frente da defesa ou no eixo.

Mas as deficiências de Nuno André Coelho a trinco seriam facilmente escondidas se outros jogadores tivessem ao nível a que nos habituaram, nomeadamente Fucile. O lateral-direito deve ter feito o pior jogo com a camisola do FC Porto, tendo culpa directa em quatro dos cinco golos sofridos.

Ainda há Rúben Micael habituado a ser a vedeta no Nacional e que somou mais uma prestação negativa.

Mais do que a má escolha do pivô defensivo, Jesualdo deveria ter optado por Cristian Rodríguez a titular em vez de Varela. Com o esquerdino em campo, os portistas teriam mais um homem no meio-campo, o que ajudaria às transições para o ataque.

A meu ver, o FC Porto começou a ser eliminado já no Dragão, quando não aproveitou as diversas ausências na formação inglesa para construir um resultado mais robusto. Agora não vale pena chorar sobre o leite derramado. Os dragões ainda têm uma palavra a dizer na Taça da Liga e na Taça de Portugal. Embora a conquista dessas competições não atenue a temporada desastrosa.

2 comentários:

Bruno R disse...

no minimo, desastroso.. o jesualdo nem vai aguentar ate ao fim da epoca

Getz disse...

Ta na hora de uma mudança!