domingo, 4 de julho de 2010

O Futsal chega a PORTUGAL!

Apesar do Futsal ter surgido por volta da década de 30 do século passado, com a designação de “Futebol de Salão”, este só chegou ao nosso país no final da década de 70.

Tudo começou com a organização, por parte de diversas colectividades, de numerosos torneios que tinham lugar um pouco por todo o país, mas com maior incidência nos centros populacionais de maior dimensão. Estes torneios contavam com um grande número de equipas participantes, para não mencionar a entusiástica e numerosa assistência. “Era a época do “Café Central” contra o “Café Avenida, das tabelas nos recintos de jogo, da limitação da altura para jogar a bola, dos árbitros improvisados” (in “O Futsal em Portugal”, www.fpf.pt).

A origem destes torneios encontra-se na necessidade dessas colectividades angariarem fundos para sustentar as modalidades em que competiam. Eram organizados sobretudo no Verão, após o término da época de futebol 11, para que os futebolistas pudessem participar e “arrastar” os seus adeptos. Talvez por este motivo, algumas pessoas “confundam” estas duas vertentes do futebol. A origem do Futsal em Portugal está intimamente ligada ao futebol 11.

As Primeiras Competições Anuais

Estas competições de fim de época foram tão bem sucedidas que as organizações e os participantes sentiram necessidade de estender a competição ao longo de todo o ano. Esta alteração no calendário competitivo levou a que, numa primeira fase, se tornasse necessário uniformizar regras e procedimentos e, posteriormente, que as equipas se organizassem em estruturas mais amplas.

Perante este cenário, a Associação de Futebol de Lisboa (AF Lisboa) resolveu organizar, na temporada 79/80, torneios de Futebol de Salão para os escalões de seniores (225 equipas), juniores (10), juvenis (14), infantis (16) e feminino (8). Contudo, as despesas e dificuldades organizativas ditaram a “extinção” destas provas nas épocas seguintes.

Em 1985, a mesma Associação volta “à carga”, organizando uma competição, de âmbito distrital e mais formal, de “Futebol de 5”. Esta iniciativa acabou por não obter o sucesso esperado devido à grande disparidade do seu regulamento com o do Futebol de Salão. Por esse motivo, poucas associações aderiram e “copiaram” este tipo de competição.

O Nascimento das Associações de Futebol de Salão

O crescente desenvolvimento da modalidade que se verificava nesta altura permitiu criar condições para que começassem a surgir as primeiras Associações de Futebol de Salão: Lisboa (1985); Porto, Ribatejo e Minho (1986) e Alcobaça (futura Leiria) (1987).

Na sequência da criação destas associações, é organizada a primeira competição de âmbito nacional. Esta teve como seu primeiro vencedor o “Grupo Desportivo Os Académicos”, uma equipa do Porto.

Tendo em conta as dimensões adquiridas pelo Futebol de Salão em Portugal, estas associações decidiram criar um organismo que superintendesse a modalidade a nível nacional, tendo fundado a Federação Portuguesa de Futebol de Salão (FPFS) a 8 de Abril de 1988. Simultaneamente, continuam a aparecer novas Associações distritais no país, nomeadamente as de Aveiro, Vila Real e Bragança.

Em 1987, a sempre pioneira AF de Lisboa continuava a insistir nos torneios distritais de Futebol de 5. A sua persistência acabou por “compensar”, pois, a partir de 1988, outras Associações de Futebol lhe seguiram o exemplo.

A FPF e o Futebol de 5.

No ano de 1990, a FPF cria a “Taça Nacional de Futebol de Cinco”. Esta competição, que contava com uma primeira fase de apuramento distrital, teve como primeiro vencedor o Sporting Clube de Portugal. Dois anos mais tarde, a Federação resolveu substituir a “Taça Nacional” pelo “Campeonato Nacional da 1ª divisão de Futebol de 5”. Esta prova foi, mais uma vez, conquistada pela formação leonina.

A Federação Portuguesa de Futebol de Salão e o Futsal.

Entretanto, o rumo que a Federação Portuguesa de Futebol de Salão (FPFS) estava a proporcionar à modalidade começou gerar algum descontentamento entre os seus associados. Por esse motivo, em 1991, as Associações de Futebol de Salão do Porto, Vila Real e Bragança decidem deixar a FPFS e criar a Federação Portuguesa de Futsal (FP Futsal). Posteriormente, juntaram-se a estas Associações as congéneres de Braga, Algarve, Guarda e Aveiro. A nova Federação organizou o seu primeiro campeonato nacional na época 91/92, e o seu primeiro campeão foi o Miramar Futsal Clube.

Como já devem ter reparado, a partir desta altura começa a ser utilizada a designação “Futsal”. Isto deve-se ao facto de, por esta altura, a FIFA ter adoptado essa terminologia (que resulta da contracção das palavras “Futebol” e “Salão”). As regras da modalidade foram então revistas e modificadas, tendo sido adoptadas umas muito semelhantes às usadas actualmente.


Na próxima semana, a História continua...


3 comentários:

Tó Madeira disse...

Boa ideia esta de explicar a história do futsal. não fazia ideia de metade destas coisas

Paulo disse...

Tó, já somos dois! Parabens, alexandra.

Prediksi Bola disse...

thanks, this blog is very informative !! maybe u can visit my blog too at Agen Bola Tangkas Terbaik