terça-feira, 3 de agosto de 2010

O Futsal Chega a Portugal (parte 3)!

O Primeiro Curso de Treinadores de Futsal em Portugal…

O crescente desenvolvimento do Futsal em Portugal, aliados aos resultados que começaram a surgir em termos internacionais, levou a que, em 2000, se realizasse o primeiro curso de treinadores de Futsal no nosso país. A AF do Porto foi a responsável por acolher o arranque deste processo que visava tornar obrigatório, a partir de 2004, que as equipas de Futsal fossem orientadas por treinadores habilitados com nível adequado à competição em que participavam.

A Arbitragem Portuguesa e o Futsal Internacional.

Este investimento na formação dos profissionais do Futsal, não só técnicos, mas também árbitros, foi premiado em Fevereiro de 2001 quando um árbitro português interveio pela primeira vez numa fase final de uma competição internacional. António Cardoso dirigiu, entre outros jogos, a meia final do Campeonato da Europa. Este árbitro esteve também presente na 1ª UEFA Futsal Cup, realizada em 2002 no Pavilhão Atlântico (sendo o Sporting o seu anfitrião). António Cardoso foi o primeiro de muitos outros juízes portugueses que desde aí têm sido chamados para apitar em competições internacionais, um pouco por todo o globo.

Futsal e Educação!

Em termos de desporto escolar, o Futsal era em 2001/2002, a modalidade mais praticada, envolvendo cerca de 21 mil estudantes.

Esta paixão pelo “futebol de pavilhão” atingiu também o ensino superior, que contava nesse ano lectivo com 5 450 jogadores. Por este motivo, a Federação Académica do Desporto Universitário iniciou em 2002 a Liga Universitária de Futsal. Esta iniciativa marcou o desporto universitário em termos nacionais, pois constituiu a primeira competição regular e disputada ao longo de todo o ano.


A UEFA Futsal Cup em Solo Português.


Tal como já foi referido anteriormente, em 2002, o Sporting acolheu a primeira UEFA Futsal Cup. Este projecto constituiu um passo importante na afirmação da modalidade em Portugal, sendo que no jogo das meias finais entre Sporting e Playas de Castellón estiveram presentes mais de 7 500 pessoas.

Portugal voltaria a acolher a tão prestigiada prova europeia de Futsal 8 anos depois, sendo que desta vez o anfitrião (e vencedor) foi o SL Benfica. Na final contra os então detentores do título, o Interviú de Espanha, o pavilhão Atlântico encheu (9400 espectadores) e bateu os recordes de assistência da prova! O Benfica tornou-se a primeira equipa portuguesa a sagrar-se campeã europeia de Futsal e deu um novo significado ao 25 de Abril!

O Futsal de Hoje…

Concluindo, hoje em dia o Futsal está largamente implantado na nossa sociedade. O desporto escolar tem promovido a difusão da modalidade e cativado os jovens para a sua prática. Da mesma forma, ao nível do ensino superior, têm sido criadas opções nos cursos de desporto relacionadas com o treino do Futsal. Agora o que falta é a mediatização deste desporto, a sua divulgação em maior escala… É preciso que as pessoas vão aos pavilhões, não só para ver as competições internacionais, mas também as várias competições internas… É necessário que o Futsal ganhe identidade e deixe de ser visto como o “futebol dos pobres”!

1 comentário:

Rita Farracho disse...

Parabens pela iniciativa! Ja agora se pudesses escrever mais sobre futsal feminino era optimo :)