terça-feira, 21 de setembro de 2010

O último voo de Pedro Pauleta

Pauleta cumpriu este fim-de-semana o sonho que faltava. O «ciclone dos Açores» alinhou pelo Desportivo de São Roque, clube da sua terra natal, clube que o melhor marcador de sempre da selecção portuguesa nunca tinha representado. Pauleta havia abandonado oficialmente os relvados no final da época 2007/08, mas não abdicou de fazer uma homenagem ao clube da freguesia onde cresceu. 

A despedida não poderia ter sido melhor: O São Roque venceu por 3-0 e Pauleta fez dois golos e uma assistência. Na hora de festejar os tentos, o primeiro e o terceiro, o ex-internacional português não deixou de celebrar como sempre fez. Pauleta foi rendido ao minuto 83', tendo direito a uma ovação emotiva dos cerca de mil adeptos presentes na bancada. «A emoção é grande quando se volta a jogar futebol. Ainda para mais diante das pessoas da minha freguesia, as mesmas que me viram nascer. Eu tinha o desejo de fazer este jogo por este clube. Está feito. Sinto-me feliz. O clube ganhou e isso é o mais importante», disse Pauleta, em declaração à imprensa presente.

Questionado sobre se este terá sido mesmo o seu último jogo, Pauleta afirma que esta é a hora do adeus...mas não diz que não a um eventual regresso. «Não vou fazer mais nenhum jogo. Em princípio foi o primeiro e o último da carreira. Foi com isto que me comprometi com o clube. Talvez noutra fase da época, se a equipa precisar muito. Tenho muitos compromissos profissionais e o corpo já não responde da mesma maneira», admitiu. 

O antigo goleador do Deportivo, Bordéus e PSG mantém a particularidade de nunca ter alinhado no principal campeonato português, uma vez que em 2006 trocou o Estoril pelo Salamanca e não mais regressou a Portugal. Pauleta marcou mais de 300 golos na sua vasta carreira, 47 dos quais ao serviço da selecção portuguesa. Este ano, foi eleito o melhor jogador de sempre a actuar no PSG, ultrapassando o astro mundial Ronaldinho Gaúcho.

4 comentários:

Kiko disse...

que saudades deste homem! deste que saiu nunca mais tivemos um goleador

Alex disse...

Fazes-nos tanta falta, ciclone!

Tiago Silva disse...

A minha maior mágoa em relação ao Pauleta foi nenhum dos grandes em Portugal lhe ter pegado. Acho que é uma vergonha o melhor marcador da história da selecção nunca ter jogado na primeira divisão portuguesa. E o pior é que isto vai acontecer a mais jogadores. Porque não começam já a chamar os Orlandos Sás, os Nelsons Oliveiras... Que obsessão é esta pelos jogadores estrangeiros hoje em dia? Espero que o Paulo Bento tenha mão nisto e comece pro encostar o Liedson que já deu o que tinha a dar.

Bruno disse...

"em 2006 trocou o Estoril pelo Salamanca"???? deve ser em 1996 não?