segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ainda se lembra...de Franco Baresi

Na rubrica de hoje recordamos aquele que para muitos foi considerado o melhor trinco de todos os tempos, um homem que deu e fez toda a sua carreira por um único clube, cujo a sua camisola 6 ficará para sempre imortalizada.


Um clube, Uma carreira

Franchino Baresi, ou para todos aqueles que gostam de futebol, simplesmente Franco Baresi. Nasceu a 8 de Maio de 1960 em Travagliato, e aos 14 anos chegava aos escalões de formação daquele que seria o único emblema que conheceria em toda a carreira, o AC Milan, clube do coração. Apesar disso o seu irmão Giuseppe, levaria-o primeiro a fazer testes no rival Inter, mas Baresi acabaria por reprovar decidindo então tentar a sorte como rossoneri. A estreia na equipa principal chegaria a meras duas semanas de completar 18 anos, num encontro frente ao Hellas Verona, na altura o treinador do AC Milan era Nils Liedholm. Curiosamente Franco Baresi começou a jogar como avançado, mas depois passou de forma constante a jogar no eixo defensivo e os hábitos foram crescendo, de tal forma que acabou por ser aí que com grande maturidade e com apenas 22 anos envergaria a braçadeira de capitão. Ao todo foram 531 jogos com a camisola vermelha e negra ao peito, tendo apontado 16 golos, dizendo adeus ao futebol em 1997, perante um San Siro com 70 mil espectadores. Num gesto de homenagem e agradecimento por tudo o que fez e deu ao clube, o AC Milan decidiria retirar a camisola 6, para que mais nenhum jogador a pudesse envergar.


Tantos e tantos títulos

Tudo o resto que se possa contar sobre Franco Baresi, resumir-se-à em apenas uma palavra: troféus, foram muitos os que conquistou ao longo de 20 anos ao serviço do AC Milan, desde os dois campeonatos da década de 80 em que o clube andou na Serie B, aos seis titulos no escalão principal, em 79, 88, 92, 93, 94 e 96 e ainda quatro Supertaças de Itália. Na Europa do futebol, Baresi também se revelaria um verdadeiro papa-taças, nas quais se destacaram a Liga dos Campeões conquistada por três ocasiões, mais dois mundiais de clubes e três Supertaças europeias.


Squadra Azzura

Franco Baresi foi internacional pela selecção italiana 81 vezes, marcando um único golo. A sua chamada à equipa principal aconteceu no Espanha 82, tinha então 22 anos, porém nunca foi opção para o técnico Enzo Bearzot, com o qual manteve sempre divergências técnicas, já que o seleccionador o queria colocar no meio campo, embora Baresi já estivesse habituado a posições mais defensivas. Tudo isto fez com que Enzo Bearzot o pusesse fora do Mundial de 86 no México. Regressaria em definitivo para se afirmar no Euro 88, e no Itália 90' ambos coroados com um terceiro lugar, mas seria nos E.U.A 94, que Baresi viveria os momentos mais dramáticos ao serviço da Squadra Azzurra. No primeiro jogo a Itália perdia de forma surpreendente por 1-0 frente à Irlanda, e para além disso via Baresi sair lesionado no joelho. Uma artroscopia revelava poucas hipóteses de voltar a jogar, mas a sua força de vontade conseguiu com que regressa-se para a final frente ao Brasil. E ao jeito de uma boa final de campeonato do Mundo, seria decidida nas grandes penalidades. Com 4-2 a favor da canarinha, e já depois de Massaro e Roberto Baggio terem falhado, Baresi era obrigado a marcar para deixar tudo em aberto. Uma mudança na escolha do lado da baliza de última hora, fez com que Baresi perde-se a concentração e a bola saí-se por cima da barra, entregando assim o título aos brasileiros. Abandonando o relvado em lágrimas, Baresi acabaria aí a sua ligação à selecção italiana.


Como treinador

Após uma breve passagem como director desportivo do Fulham, Franco Baresi regressaria ao AC Milan em 2002, para treinar as camadas mais jovens do clube. Aí permaneceu até 2006, altura em que o seu antigo colega Filippo Galli o substitui-o, retirando-se então do cargo.


Palmarés

Ao longo dos 20 anos de carreira, Franco Baresi ganhou precisamente 20 títulos pelo AC Milan. A nível individual foram poucos os troféus, mas nem por isso menos prestigiantes. Em 1989, conquistou a Bola de Prata, para o futebolista europeu desse ano, pela France Football, em 1999 foi considerado o jogador do século do clube rossoneri, para quatro anos volvidos vencer o mesmo prémio, mas desta feita pela selecção italiana, como melhor jogador do século XX.




Veja alguns momentos da carreira de Franco Baresi


4 comentários:

Guti disse...

Excelente post! Este Baresi era um verdadeiro signore! :)

FV disse...

Aquele penalty no mundial...

FV disse...

Aquele penalty no mundial...

Anónimo disse...

Hi to all, how is everything, I think every one is getting more from this site, and your views are pleasant in support of
new visitors.

Feel free to visit my blog post ... cialis bez recepty