segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Taça de Portugal: Sporting, Porto e Guimarães em frente

Paços de Ferreira, Marítimo, Nacional, Beira-Mar e Portimonense são as equipas da Primeira Liga que foram eliminadas na 4ª eliminatória da Taça de Portugal, todas elas por equipas do mesmo escalão. Por sua vez, FC Porto, Sporting, Setúbal, Académica, Vit. Guimarães e Olhanense estão apurados para a fase seguinte. Recorde-se que o «jogo grande» da eliminatória, Benfica - Braga, foi adiado para dia 12 de Dezembro.

'El Tigre' derrubou Tigrão
Foi, provavelmente, a vitória mais sofrida do FC Porto esta temporada. Os «dragões» foram a Moreira de Cónegos defrontar e vencer a equipa local por 1-0, com uma exibição pouco expressiva e entusiasta. Villas Boas manteve a estrutura base no onze inicial, fazendo entrar apenas Beto, Rafa, Ukra e Walter. Contudo, foi necessário recorrer ao banco e a Radamel Falcao para desfazer o nó: após um remate de Belluschi desviado pelo guarda-redes Tigrão para a trave, 'El Tigre' chegou mais rápido que os defesas do Moreirense ao resalto e desviou para golo (75'). 

Além de ter deixado uma boa réplica, o Moreirense pode ainda queixar-se de uma decisão polémica por parte da equipa de arbitragem. A fechar a primeira parte, Castro disparou para uma defesa incompleta de Beto e Antchouet, na recarga, atirou para o fundo das redes. O lance foi invalidado por fora-de-jogo do avançado, mas as imagens mostram que Maicon estava a colocar o jogador do Moreirense em jogo.

Yannick resolve em exibição segura 
O Sporting recebeu e bateu o Paços de Ferreira pela margem mínima, mas nunca se encontrou em dificuldades perante um adversário desinspirado e sem argumentos para ombrear com os «leões». Paulo Sérgio apostou em Liedson, Postiga e Yannick no mesmo onze, com este último a marcar o único tento na partida já na compensação da primeira parte. As bancadas de Alvalade contaram com pouco mais de oito mil adeptos, mas é verdade que o espectáculo no relvado não foi convidativo a muito mais.

Minhotos carimbam passaporte ao cair do pano 
O Vitória de Guimarães chegou ao intervalo a perder no terreno do Portimonense, mas conseguiu a reviravolta na segunda parte e o apuramento para a fase seguinte. A equipa visitante adiantou no marcador logo aos 5' minutos, através de um cabeceamento do irreverente Renatinho. A equipa de Portimão podia ter dilatado a vantagem ainda no primeiro tempo, mas o livre apontado por Daniel Candeias encontrou a trave da baliza de Nilson. 

Os vimaranenses chegaram ao empate no início da segunda parte, por intermédio do central João Paulo: após um livre de Bruno Teles, o ex-jogador do Le Mans rematou três vezes antes de colocar a bola no fundos das redes de Ventura. Foi já muito perto do final, aos 89' minutos, que o «gigante» Edgar conseguiu dar o triunfo ao Guimarães, através de um belo golpe de cabeça. Foi a terceira reviravolta consecutiva dos pupilos de Manuel Machado, depois de o terem conseguido frente ao Sp. Braga (2-1) e ao Sporting (3-2).

Confira os resultados dos jogos já realizados:
Merelinense - Carregado, 2-0
Sporting de Espinho - Leixões, 1-2
Pinhalnovense - Tirsense, 2-0
Atlético - Tourizense, 2-2 (6-5 após grandes penalidades)
Mondinense - Torreense, 1-2 (após prolongamento)
Portimonense - Vitória de Guimarães, 1-2
Beira-Mar - Académica, 0-2
Olhanense - Nacional, 1-0
Juventude de Évora - Santa Maria, 3-0
Rio Ave - Feirense, 3-0
Marítimo - Vitória de Setúbal, 1-2
Moreirense - FC Porto, 0-1
Sporting - Paços de Ferreira, 1-0
Benfica – SC Braga, adiado para 12 de Dezembro
Cova da Piedade, Gondomar ou Varzim – Ribeirão, jogo pendente
Bomarralense ou Louletano - União, jogo pendente

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma palhaçada adiarem o jogo dos lampiões...