sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Benfica e Braga avançam… ‘leões’ mantêm crise

Três equipas nos oitavos-de-final da Liga Europa. É este o balanço da jornada europeia, que permitiu juntar Benfica e Sporting de ao FC Porto, sendo que o Sporting foi a única equipa portuguesa a ficar pelo caminho.

Os ‘leões’ até foram os primeiros a entrar em campo, mas as coisas começaram mal e acabaram pior ainda. Os escoceses, por intermédio de Diouf, colocaram-se em vantagem no marcador e na eliminatória à passagem dos 20 minutos. A equipa ‘leonina’ tardou a responder, mas acabaria por chegar ao golo do empate a poucos minutos do intervalo, graças a um excelente golo de Pedro Mendes à entrada da grande área. Pensou-se que a equipa do Sporting viria transfigurada para a 2ª parte, mas o ritmo da partida manteve-se lento, e o empate, que obrigaria a um prolongamento, era cada vez mais esperado. Até que ao minuto 84, Yannick Djaló aproveitou da melhor forma um cruzamento perfeito de João Pereira, fazendo o 2-1 que colocava os ‘leões’ na fase seguinte. Contudo, quando poucos já acreditariam, inclusivamente os adeptos escoceses, eis que, já nos descontos, Edu, aproveita da melhor forma a desconcentração e a apatia da defesa ‘verde e branca’, empatando o jogo e ganhando novamente vantagem na eliminatória. O tempo para reagir já era pouco e desta forma, os ‘leões’ acabaram por se despedir de mais uma prova esta temporada.

Highlights - MyVideo

Felizmente, que esta má sorte que acompanhou o Sporting não contagiou as restantes equipas, antes pelo contrário. Em Braga, os ‘minhotos’ tinham de inverter um resultado negativo de 1-0 trazido da primeira mão na Polónia, e cedo trataram do assunto. Aos 8 minutos, Alan, aproveitou da melhor forma uma defesa incompleta do guardião do Lech Poznan, e fez uma recarga vitoriosa que punha tudo igual nas contas do apuramento. Os bracarenses evidenciaram que eram claramente superiores ao adversário e essa mais-valia foi recompensada com o segundo golo, da autoria de Lima, aos 36 minutos, ainda que o avançado brasileiro tenha beneficiado de uma posição irregular. O Sp. Braga estava, finalmente, na frente da eliminatória, e soube geri-lo até final. É certo que houve hipóteses para os dois lados, mas ninguém pode colocar em causa a justiça da vitória e da passagem à próxima fase dos ‘Guerreiros do Minho’.

Highlights - MyVideo

Por último, mas não menos importante, o Benfica foi defrontar o Estugarda, naquele que era o seu 19º jogo na Alemanha, e de onde nunca tinha saído vitorioso, com uma vantagem escassa de um golo, fruto da vitória por 2-1 na Luz. Pois bem, quem pensava que as ‘águias’ iam tentar defender o resultado, enganou-se redondamente. A equipa ‘encarnada’ começou muito pressionante, teve algumas oportunidades e chegou merecidamente à vantagem por Salvio, num remate de ressaca de fora da área, corria o minuto 30. Se as coisas estavam bem encaminhadas, melhor ficaram. O Estugarda, acusou o toque, e nunca mostrou ter capacidade para reagir a resultado tão adverso, sobretudo por responsabilidade da equipa orientada por Jorge Jesus, que trocava a bola a grande velocidade, pressionava alto, estava bem organizada defensivamente e exibia uma grande qualidade de futebol. O guarda-redes, Ziegler, ia evitando o que podia, mas acabou por ser substituído por Ulreich, na sequência de um lance aparatoso que fez com que o guardião tivesse de sair de maca (suspeita de traumatismo craniano). Contudo, o seu substituto, que tinha sido o titular no jogo da Luz, manteve o mesmo nível e só mesmo um míssil de Cardozo num pontapé livre conseguiu desfeitear o guarda-redes germânico. Estávamos no minuto 78 e a partida acabava aí, apesar de no outro lado, Roberto ter sido também chamado a intervir por diversas vezes, mas o guardião espanhol conseguiu sempre manter a sua baliza inviolável.

Highlights - MyVideo

Confira todos os resultados da 2ª mão dos 16 avos-de-final:
CSKA Moscovo-PAOK, 1-1
(Ignashevich 80'; Muslimovic 67')
FC Porto-Sevilha, 0-1
(Luís Fabiano 71')
Villarreal-Nápoles, 2-1
(Nilmar 42', Rossi 45'; Hamsik 17')
Ajax-Anderlecht, 2-0
(Sulejmani 10' e 16')
Sp. Braga-Lech Poznan, 2-0
(Alan 8', Lima 36')
D. Kiev-Besiktas, 4-0
(Vukojevic 3', Yarmolenko 54', Gusev 63', Shevchenko 73')
Manchester City-Aris Salónica, 3-0
(Dzeko 7' e 11', Yaya Toure 75')
Twente-Rubin Kazan, 2-2
(Janssen 45', Douglas 47' ;Ansaldi 22', Noboa 24')
Estugarda-Benfica, 0-2
(Salvio 30', Cardozo 78')
PSG-BATE Borisov, 0-0
Sporting-Rangers, 2-2
(Pedro Mendes 42', Yannick 83'; Diouf 20', Edu 90+2')
Liverpool-Sparta Praga, 1-0
(Kuyt 86')
Spartak Moscovo-Basileia, 1-1
(McGeady 90+1'; Chipperfield 15')
PSV-Lille, 3-1
(Dzsudzsák 55, Lens 67', Marcelo 73'; Frau 23')
Bayer Leverkusen-Metalist, 2-0
(Rolfes 48', Ballack 70')
Zenit-Young Boys, 3-1
(Lazovic 41', Semak 52' e Shirokov 76'; Jemal 21')

3 comentários:

Kardec disse...

Tamos a jogar muito!!! CARREGA BENFICAAAAAAA!!!!

Costa75 disse...

Apesar da derrota do Sporting, é um saldo muito positivo! Para o ano já teremos 3 equipas na 'Champions'

Anónimo disse...

O rangers é uma equipa tão fraquinha.. até o Nacional da Madeira lhes ganhava...........