quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mourinho: «Custa-me deixar um jogador de fora»

 José Mourinho: «O que interessa é vencer num grande clube»
 Apesar da estar a enfrentar uma tarefa difícil no Real Madrid, José Mourinho é um «vencedor nato», como escreveu o jornalista José Marinho na sua obra sobre o treinador português mais mediático de sempre. Apesar do sucesso que lhe parece ser inato, não há Bola de Ouro, título ou conquista que substitua o seu amor pelos filhos. Em entrevista ao canal de televisão do Real Madrid, José Mourinho voltou a exibir a faceta do homem por trás do treinador.

«Em 2006, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) deu-me o troféu de bronze, depois de eu ter conseguido o de ouro em 2004 e em 2005. Quando cheguei a casa tinha, ao lado dos dois de ouro, um troféu que dizia 'Para o melhor pai do mundo'. Para que quero eu as bolas de ouro? Prefiro o outro, tem muito mais significado», começou por dizer José Mourinho.

Curiosamente, o técnico «merengue» escolhe como maior dificuldade da carreira de um treinador a elaboração das convocatórias para os jogos. «Às vezes custa-me deixar um jogador fora da convocatória, mas são momentos nos quais tens que tentar ser um pouco frio, tentar esquecer que também tens sentimentos e tentar ter a sorte de que os teus jogadores sejam gente que, no mínimo, entendam a dificuldade do teu trabalho. No outro dia, diante da Real Sociedad, isso aconteceu-me, quando tive que deixar o Granero de fora», ilustrou Mourinho.

Eterno adepto dos 'mind games', el especiale admite que «os jogos a eliminar» são os seus favoritos. Tendo em conta que o Real Madrid já alcançou a final da Taça do Rei, resta a Liga dos Campeões para «motivar» José Mourinho, que vai defrontar o Lyon nos oitavos-de-final da prova. Revelando, sem surpresa, ser «um apaixonado por futebol», Mourinho disse estar orgulhoso por treinar Kaká e Cristiano Ronaldo. «São os jogadores que todos gostam de ver jogar. Eu construo a equipa, eles jogam para a equipa e por isso sou um felizardo», sublinhou o técnico que conquistou 17 títulos em 10 anos.

Nos tempos livres, Mourinho confessa que adora ouvir música. «Gosto de Sting e de outras bandas. Ouço música em casa, quando vou de carro para os treinos. Depende muito de como acordo. Pela manhã, quando vou para o treino posso ter mais de 30/40 minutos de viagem. Há tempo para ouvir música, para pensar, depende...Não tenho um ritual específico», disse o treinador, que prefere passar o seu tempo livre em casa. «Não conheço Madrid. Vou de minha casa a Valdebebas diariamente e pouco mais. Fui ao centro de Madrid 2 ou 3 vezes desde que cheguei. Vou ao Bernabéu para jogar ou para ter uma reunião com a direção e pouco mais. Gosto de ficar perto de casa», admitiu Mourinho.

Para concluir a entrevista cedida, José Mourinho proferiu uma frase que promete ser emblemática. «Há muita gente que chega a grandes clubes como objetivo de carreira, mas no meu caso sempre estive em clubes grandes. Por isso digo aos meus jogadores que estar num grande clube não é um objetivo, mas sim vencer num grande clube. Aliás, estas coisas só têm significado se no final ganhares alguma coisa. Se disseres 'joguei no Real, no Milan, no Manchester e ganhei uma tacita' não interessa nada», rematou o português.

1 comentário:

Santos disse...

O Mourinho é único.. então aquela história que saiu nos jornais do gajo ter começado a ganhar 60 euros por mês no Barça é de bradar aos céus!