quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Portugal derrotado pela Argentina (1-2)

Portugal vs Argentina (EPA/Salvatore Di Nolfi)
Foto: EPA
Portugal foi derrotado pela Argentina, esta noite, por duas bolas a uma, em jogo de carácter amigável realizado em Genebra, Suiça. Apesar da equipa das 'quinas' ter protagonizado alguns momentos de bom futebol, a formação sul-americana acabou por ser superior. O golo da vitória alviceleste acabou por mesmo por ser conseguido aos 90' minutos, com Lionel Messi a converter um castigo máximo.

Paulo Bento apostou num onze composto pelos habituais titulares, promovendo ainda a titularidade de Rolando e Hugo Almeida nos lugares de Ricardo Carvalho e Hélder Postiga. Com todas as atenções centrados em Messi e em Ronaldo, foi o craque argentino a desfazer o nulo inicial. Messi passou com perícia por Bruno Alves e Raúl Meireles, assistiu Di Maria, que ganhou posição a João Pereira, e o ex-jogador do Benfica, à saída de Eduardo, colocou a bola no fundo da baliza.

Aos 20' minutos Portugal vai conseguir chegar ao empate e por intermédio de Cristiano Ronaldo. Nani passou com habilidade para João Pereira, o lateral procurou o cabeceamento de Hugo Almeida, o «gigante» português cabeceou mal mas a bola acabou por sobrar para Ronaldo, que fuzilou Baptista à queima-roupa. Até ao intervalo a Argentina foi mais perigosa, mas Eduardo não permitiu alterações no marcador.

Na segunda Portugal entrou forte e, logo com apenas 20" segundos decorridos, Hugo Almeida cabeceou a rasar a trave, num lance onde poderia mesmo ter feito o golo. Cinco minutos volvidos, o ponta-de-lança do Werder Bremen enviou a bola à trave e na recarga Ronaldo atirou por cima. Aos 55' minutos Messi, na conversão de um livre directo, colocou a bola no ângulo superior da baliza à guarda de Rui Patrício, mas o jovem guardião respondeu com uma excelente intervenção.

Aos 60' minutos Paulo Bento optou por tirar o trio atacante - Nani, Ronaldo e Almeida - do terreno de jogo e fez entrar Danny, Quaresma e Postiga. Com as alterações efectuados, a selecção portuguesa não mais se conseguiu encontrar em campo.

Com os ânimos exaltos e algumas trocas de «mimos» entre os jogadores de ambas as selecções, a Argentina foi criando perigo sempre com a condução de Messi. A cinco minutos dos 90', Pastore cabeceou mesmo à trave da baliza lusitana. Já em cima do minuto 90', Fábio Coentrão cometeu a grande penalidade que Messi acabaria por transformar no golo da vitória.

Cristiano Ronaldo vs Messi - Ganhou a "Pulga"
No duelo mais aguardado da noite, foi Messi que levou a melhor. É certo que Messi teve mais tempo para exibir as suas qualidades, isto porque Ronaldo foi substituído aos 60' minutos, mas enquanto ambos estiveram no terreno de jogo, foi o jogador argentino quem mais deu nas vistas, especialmente através dos seus dribles. Ronaldo foi o único a chegar ao golo de bola corrida, mas a assistência de Messi para o golo de Di Maria foi tão valiosa quanto um golo.

4 comentários:

Mário Gomes disse...

O empate era o mais justo.. Mas o Coentrão foi muito anjinho..

Lopes disse...

MESSI FOREVER!!! MESSI FOREVER!!! O Messi ensinou o Reinaldo a jogar futebol!!! MESSI FOREVER!!! Na Taça do Rei e na Liga o Reinaldo leva mais 5.

Guti disse...

Nem o Ronaldo nem o Messi jogaram por aí além. Gostei bastante do Nani

Campos disse...

O Messi mostrou uma vez mais que é o melhor jogador do mundo. Ninguem lhe conseguia tirar a bola, só à pancada. A bola tem cola naqueles pés e é um regalo de ver. Sou português, tenho muito orgulho no Ronaldo, mas o Messi é de facto superior.