domingo, 20 de fevereiro de 2011

Top 10: Piores transferências

(Pequena nota relativa a esta lista: existem muitas transferências que poderiam ser consideradas verdadeiros fracassos. No entanto, aqui iremos focar-nos nas transferências - sejam elas aquisições ou vendas - que à partida nem deveriam ter sido realizadas. Por exemplo, é um dado adquirido que Shevchenko foi um fracasso no Chelsea, embora na altura em que o Chelsea comprou o ucraniano, este fosse considerado um dos melhores avançados a actuar na Europa e, portanto, a decisão de o comprar tenha feito algum sentido. O que se procurou aqui foi encontrar maus actos de gestão por parte de clubes..
. )

10. Diego (Werder Bremen > Juventus)
Ainda antes de se transferir para o Futebol Clube do Porto, Diego era apontado como um dos mais promissores jogadores brasileiros. A sua passagem pelo Estádio do Dragão foi tudo menos espectacular, mas ao serviço do Werder Bremen Diego redimiu-se e voltou a apresentar-se como um dos médios criativos a ter em conta.
Muitos esperavam que Diego se afirmasse de vez com as cores da vecchia signora e justificasse os 24,5 milhões de euros pagos pela transferência, mas a verdade é que o brasileiro foi uma enorme desilusão e teve de voltar, sem glória, ao futebol alemão.

9. Dmytro Chygrynsky (Shakhtar Donetsk > Barcelona)
Guardiola um dia justificou o forte interesse no relativamente desconhecido central ucraniano Chygrynsky ao afirmar que pretendia na sua equipa um central que soubesse jogar com os pés. Vai daí e em Agosto de 2009 foi buscar o central do Shakhtar por 25 milhões de euros. Uma época mais tarde e Chygrynsky seria devolvido à equipa de Donetsk. Certo é que o Barça não se importou com os 10 milhões de prejuízo…

8. Robbie Keane (Coventry > Inter)
Uma das muitas extravagâncias do presidente do Inter, Massimo Moratti. Marcello Lippi, treinador dos nerazzurri em 2000, acreditava que Robbie Keane era um dos melhores jovens jogadores da altura e convenceu o presidente a despender 20 milhões de euros pelo então avançado do modesto Coventry City. No entanto, Lippi seria despedido não muito tempo depois e o seu sucessor, Marco Tardelli, não tinha Keane em tão boa conta. O irlandês seria emprestado ao Leeds durante o mercado de Inverno e nunca mais voltaria a Itália…

7. El Hadji Diouf (Lens > Liverpool)
Gerrárd Houllier esperava ter encontrado uma pérola para o Liverpool quando desembolsou cerca de 15 milhões de euros pelo avançado senegalês por alturas do Mundial 2002. A verdade é que Diouf nunca provou ser um jogador para uma equipa do calibre do Liverpool e sairia para o Bolton Wanderers 2 anos mais tarde e com um registo de apenas 3 golos na liga inglesa ao serviço dos Reds.

6. Pierre van Hooijdonk (Benfica > Feyenoord)
Só um clube tão especial quanto o Benfica é que iria investir 6,8 milhões num avançado de 30 anos para o vender por menos de um quarto desse valor após uma época em que supostamente deveria ter valorizado. Na pior época de sempre dos encarnados (acabaram em 6º lugar!), Van Hooijdonk foi um dos poucos pontos positivos da equipa, revelando ser um jogador acima da média e tendo terminado a temporada com 19 golos. O péssimo acto de gestão do clube da Luz ajudou no entanto o jogador, que viria a conquistar a taça UEFA pelo Feyenoord na época seguinte.

5. Denílson (São Paulo > Bétis)
O clube de Sevilha surpreendeu meio mundo ao bater o recorde mundial de transferências ao pagar 32 milhões pela estrela do São Paulo após esta brilhar na Copa América 1997. A verdade é que Denilson, com excepção de alguns flashes do seu inegável talento, não produziu um décimo daquilo que era esperado dele e sairia em 2005 para o Bordéus. Sem dúvida, uma das maiores desilusões do mundo de futebol...

4. Fabio Cannavaro – Fabián Carini (Inter – Juventus)
Após mais de 250 jogos ao serviço do Parma, Cannavaro mudou-se para o Inter em 2002 a troco de 23 milhões de euros. No entanto, na sua segunda época ao serviço dos nerazzurri, o internacional italiano não foi tão produtivo devido a lesões o que levou os responsáveis do clube a equacionar a venda do jogador. E no Verão de 2004, Cannavaro mudar-se-ia para a Juventus numa troca com o uruguaio Carini, um guarda-redes que nunca foi mais do que uma eterna promessa. O resto já é conhecido: Cannavaro iria conquistar o Scudetto em 2005 e 2006, tendo sido considerado também o melhor jogador FIFA nesse último ano. Já Carini praticamente não jogou pelo Inter...

3. Claude Makélélé (Real > Chelsea)
Quando Makélélé, patinho feio dos Galácticos, decidiu pedir um aumento, os dirigentes do Real Madrid deram-lhe uma nega. O internacional francês pediu então para ser transferido ao que Florentino Pérez prontamente acedeu, afirmando posteriormente que o clube não iria sentir a sua falta e que o jogador não possuía técnica ou velocidade suficientes para passar pelos adversários. Zidane resumiu da melhor maneira os problemas do Real Madrid após a sua saída: “Para quê colocar outra camada de ouro no Bentley, quando o motor está a falhar?”
Perdeu o Real, ganhou o Chelsea e de que maneira dado que Makélélé seria preponderante no Chelsea de Mourinho.

2. Clarence Seedorf – Francesco Coco ( Inter – AC Milão )
Outra troca de jogadores que envolve o Inter de Milão, outra troca de jogadores em que a equipa de Moratti sai a perder. Com apenas 23 anos, Seedorf tinha ganho 2 Ligas dos Campeõe pelo Ajax e Real Madrid e a sua qualidade fez com que o Inter desembolsasse 23 milhões de euros pelos seus serviços. Francesco Coco, hoje já retirado, era na altura um defesa esquerdo promissor do Milão que chegou a estar emprestado ao Barcelona. Por algum motivo, Moratti decidiu que fazia sentido trocar Seedorf por Coco. Não é difícil descobrir quem é que ficou a ganhar pois não?

1. Cambiasso (Real Madrid > Inter)
Um dos maiores erros do Real Madrid. Cambiasso nunca foi um dos ‘Galácticos’ ou alguém que vendesse muitas camisolas, mas tal como Makélélé era a bateria que fazia um relógio de ouro funcionar. No entanto, o médio que curiosamente foi adquirido pelos merengues em 1996 quando tinha apenas 16 anos, nunca foi devidamente apreciado e viu o seu contrato com os merengues expirar em 2004. Se por Makélélé, o Real Madrid ainda pode alegar uma oferta de 25 milhões de euros, a verdade é que deixar escapar a custo zero alguém que viria a ser reconhecido como um dos melhores na sua posição - tendo inclusive ganho com Mourinho a Liga dos Campeões em 2009/2010 – foi erro crasso de estão por parte do Real Madrid.

10 comentários:

Guga disse...

Na minha opiniao o Denilson deveria estar em 1º

Anónimo disse...

nº1 é a transferência do secretário pro real

Rui Gomes disse...

E que tal a transferência de Jonathan Woodgate para o Real Madrid?

Sérgio Santos disse...

Boa Rui! Foi de facto um 'flop', tal como foi Michael Owen no Newcastle.

E por que não referir Roger no Benfica?

JP disse...

Luis fabiano no fcp

Carlos Barata disse...

O van Hoijdoonk, aqui?
E do Pongolle, ninguém fala? Q custou 6 milhões ao Sporting e foi emprestado este ano sem quase nunca ter jogado?

Anónimo disse...

E o morto do Caca que custou quase 70M? Real Madrid, anedota!

Anónimo disse...

Meus caros amigos apesar destas tranferencias há uma que de facto foi um erro a ida do Roberto para o Benfica

Anónimo disse...

hulk para o zenit ele e merecia melhor ke isso tal como o witsel.

Anónimo disse...

Eu vim do futuro pra voa dizer: jimenez no benfica 22M...