sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Último Reduto: Grandes Prós e Contras


Em dia de azar, que sorte esperará os três grandes neste novo ano de futebol? Avizinhar-se-á outra vez uma época dourada a azul? Será o encarnado a encher as ruas de Lisboa? Ou assistiremos ao assalto verde e branco ao topo da estátua do Marquês? Às portas da terceira semana de 2012, há euforia para os lados da Luz, confiança e apreensão nas Antas, e um certo esvaziamento emocional no seio dos sportinguistas. Vamos aos prós e contras:

Benfica.
Prós: campeão de Inverno, equipa rotinada e coesa, jogadores definidores em boa forma – Aimar, Witsel, Rodrigo e Cardozo – e moral elevada da nação benfiquista;
Contras: oscilação exibicional, alguns casos conflituosos no balneário – Eduardo, Ruben Amorim, Enzo Pérez – e exigência acrescida de um calendário onde ainda entra a Champions.
FC Porto.
Prós: estrutura de campeão, dinâmica de vitória – independentemente da qualidade de jogo – plantel robusto e jogadores desequilibradores;
Contras: ausência de uma liderança forte no banco, pouca fluidez de jogo, vários jogadores em claro sub-rendimento – Fucile, Guarín, Belluschi, Varela – e falta de crença geral no treinador.
Sporting.
Prós: vontade férrea de regressar à ribalta do futebol nacional, maior estabilidade de toda a estrutura de futebol, plantel mais próximo do valor dos rivais, cumplicidade entre equipa e adeptos;
Contras: qualidade e continuidade dos projectos dos rivais, grande número de lesões, irregularidade exibicional, atraso na tabela classificativa.

Qualquer que seja a cor clubística de cada um de nós, uma coisa é certa: o campeonato é dos mais competitivos dos últimos anos, e cada clássico é disputado taco a taco. Vamos todos roer as unhas até final.

NOTA: Nacional – Sporting, jogo decisivo, não só na Taça, como para o resto da temporada leonina.

Sem comentários: