quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Jogar fora sabe melhor

Há pormenores que fazem toda a diferença. Esta quarta-feira, 8, o Sporting foi capaz de bater o Nacional da Madeira na tradicionalmente difícil Choupana. Mas para o Sporting, o campo mais difícil de todos parece ser o de… Alvalade. Isso mesmo. Embora tenham havido maus resultados fora de casa, como é mais natural no futebol, o Sporting demonstra uma tendência para, pelo menos, jogar melhor quando não realiza os desafios no seu próprio estádio.

Nas últimas semanas temo-lo visto: foi a Braga perder por 2-1, mesmo tendo conseguido um bom jogo; empatou em Olhão apesar de não terem feito um mau jogo. A larga maioria de confrontos e maus resultados aconteceu no estádio de Alvalade.

Em fóruns e nas conversas do dia-a-dia, vemos os adeptos do Sporting a dizer mal da direção, dos jogadores e até de Domingos (talvez o menos culpado do mau momento dos leões). Mas a verdade é que os adeptos também têm responsabilidade nos maus resultados. Quem assiste aos jogos no estádio de Alvalade nota que o apupo e a crítica estão sempre à espreita, por mínimo que seja o erro de um jogador. A pressão advinda desse comportamento coloca os jogadores em xeque, forçando-os a cometer ainda mais erros. Na segunda mão da meia final da Taça de Portugal que opôs o Sporting e o Nacional da Madeira os leões não mostraram qualquer tipo de nervosismo porque sabiam que daquelas bandas não ia aparecer nenhum assobio familiar. E isso tornou-lhes o jogo mais fácil.

1 comentário:

João Pereira disse...

Só uma coisa: O jogo do Sporting em Olhão foi dos piores da época, se não o pior, onde tiveram sorte de terem Rui Patrício na baliza para salvar a goleada.

http://imperiofutebolistico.blogspot.com/