quarta-feira, 23 de maio de 2012

BOLA AO MEIO: Avançado perfeito




Na passada quarta-feira dia 9 de Maio, assistimos a um duelo espanhol para determinar o vencedor da Liga Europa da edição 2011/2012. Frente a frente estavam os dois Atléticos, um de Madrid e outro de Bilbao, sendo que os madrilenos levaram a melhor sobre os bascos ao vencerem por 3-0 com um bis de Falcao e com Diego a fechar as contas finais.

Quando falamos no Atlético de Madrid, vem-nos à memória uma palavra que nos foi bastante familiar na época passada, Falcao. Depois de no ano passado ter levado o Porto às costas na Liga Europa, desta vez, decidiu fazer o mesmo com os 'colchoneros'. Na época passada vimos o colombiano a festejar por 17 vezes e este ano marcou por 12 vezes. São números que tornam possível que Falcao tenha sido pelo segundo ano consecutivo o melhor marcador da Liga Europa. É, portanto, inegável que estamos perante um dos melhores avançados do mundo, se não mesmo o melhor.

Como o próprio nome indica é um rapinador dentro e fora da área e isso é visível pela forma como voa até aos golos. El Tigre, como é conhecido pelo seu espírito felino, dentro da área consegue afigurar-se como a principal referência do Atlético de Madrid e ser visto como um tradicional número 9. Tal, só é possível por ser um exímio cabeceador e inteligente na forma como ocupa os espaços. A sua astúcia também o permite vir atrás jogar e encarar a defesa de frente, abrindo desta forma espaços para outros colegas penetrarem em zonas de finalização. Esta sua capacidade de metamorfose torna Radamel Falcao num avançado bastante completo que faz as delícias de todos nós.

Muito se especula sobre o futuro do colombiano, mas falar do futuro de Falcao é falar do futuro do Atlético. Qualquer que seja o panorama da próxima época que não seja a permanência de Falcao em Madrid colocará em causa as aspirações dos 'colchoneros'.

Nas últimas épocas os dirigentes do Atlético têm feito uma aposta significativa na equipa, contudo as expectativas não têm sido correspondidas a nível interno. Nas últimas três épocas o melhor resultado foi obtido nesta presente temporada com um modesto 5º lugar, com Falcao a apontar 24 tentos em apenas 34 jogos, apenas ultrapassado por Ronaldo e Messi. Este cenário é o que mais preocupa os adeptos e dirigentes do Atlético numa altura em que se fala de Falcao para suceder Drogba. Em terras vizinhas, apenas admitiam o acesso à Champions como o cenário único para a permanência de El Tigre. Contudo, isso não se veio a verificar o que faz com que os dados estejam lançados em cima da mesa à espera do início do mercado para se definir não só o futuro de Falcao como também o futuro do Atlético de Madrid.

1 comentário:

Victor Conceicao disse...

Parabens ao autor deste texto. Uma leitura muito resumida, mas bastante acertada do valor deste GRANDE jogador de Futebol. Gostei!