domingo, 13 de maio de 2012

Termina a Liga Zon Sagres 2011/2012



Chegamos ao fim de mais uma edição de Liga Zon Sagres onde o Futebol Clube do Porto se tornou Bicampeão e a União de Leiria e Feirense foram despromovidos.

Voltou a ser um campeonato reunido até a antepenúltima jornada onde se ficou a saber quem era campeão e quem ocupava os quatro lugares da frente da tabela onde se assistiu a uma luta entre três equipas: Porto, Benfica e Braga. As três equipas estiveram em primeiro lugar durante o campeonato, sendo o Benfica quem permaneceu mais tempo nessa posição, mas uma quebra da equipa encarnada na reta final do campeonato, aproveitada por um Porto forte e concentrado em atingir o objetivo principal a que se propôs no início da temporada, acabou por ser premiada com o título nacional. 
É igualmente de enaltecer o bom campeonato da equipa maritimista que lutou com o Sporting pelo quarto lugar no campeonato, apresentando um bom futebol e a mostrar que não são precisos craques de renome para fazer uma boa temporada. Também uma palavra de apreço para as equipas do Vitoria de Guimarães, Paços de Ferreira e Vitoria de Setúbal. As três tiveram um começo de campeonato muito difícil e depois de terem mudado de comando técnico voltaram-se a erguer e a fazerem um campeonato regular, alcançado os objetivos algumas jornadas antes do fim da Liga. Na zona de despromoção, já com a União Leiria com a sua descida a Liga Orangina confirmada, faltava só saber quem a acompanhava: Académica ou Feirense. A equipa de Coimbra dependia só de si para assegurar a permanência no escalão máximo do futebol português, ao passo que o Feirense dependia do resultado do jogo entre o Guimarães e a 'Briosa'. Contudo, o resultado sorriu aos estudantes que acabaram por vencer a equipa vitoriana por 2-1, e o Feirense,, que estava 'obrigado' a somar os três pontos frente ao Gil Vicente, perdeu por 3-1 e viu assim confirmada a descida à Liga Orangina. Esta Liga ficou ainda marcada pela negativa por algumas situações caricatas com a equipa de Leiria, onde alguns jogadores rescindiram com o clube, alegando ordenados em atraso. Com isso, o clube chegou a ter que recorrer a juniores para completar o onze inicial e chegou mesmo a apresentar-se só com oito jogadores, num jogo de importância máxima, frente ao Feirense, para as contas finais do campeonato. 

Classificação final:

  1. FC Porto -         75
  2. SL Benfica -       69
  3. SC Braga -         65
  4. Sporting -           59
  5. Marítimo -          50
  6. V. Guimarães -   45
  7. Nacional -          44
  8. Olhanense -        39
  9. Gil Vicente -       34
  10. P. Ferreira -        31
  11. V. Setúbal -        30
  12. Beira-Mar -        29
  13. Académica -       29
  14. Rio Ave -            28
  15. Feirense -            24
  16. União de Leiria - 19

Sem comentários: