domingo, 17 de junho de 2012

Euro 2012: Ronaldo conduz Portugal aos quartos!

Portugal está nos quartos-de-final do Euro 2012, depois de bater a Holanda por 2-1. Cristiano Ronaldo deu uma resposta cabal aos críticos e rubricou uma magnífica exibição, coroada com dois golos. 

Bert van Marwijk escalou um 'onze' totalmente virado para o ataque, e a 'Laranja Mecânica' começou por cima, chegando ao golo logo aos 11 minutos, por intermédio de Van der Vaart. Portugal reagiu de imediato, com Cristiano Ronaldo a atirar ao poste, e Postiga a falhar na cara de Stekelenburg. Aos 28', João Pereira fez uma grande assistência para Ronaldo, e o capitão não vacilou, fazendo o empate. Até final da primeira parte, CR7 dispôs de mais três ocasiões de golo, e a Holanda, apesar da maior posse de bola, estava rendida ao futebol lusitano.

A 'Seleção das Quinas' entrou na segunda parte com vontade de dar a volta ao marcador, e a Holanda estava obrigada a arriscar tudo para sonhar com os quartos-de-final. Depois de um golo (bem) anulado a Postiga, Coentrão e Nani estiveram muito perto de marcar, mas Stekelenburg exibiu-se a grande nível. Já com Nélson Oliveira e Custódio, Cristiano Ronaldo consumou a reviravolta, ao concluir com êxito um excelente passe de Nani. Faltavam 15 minutos para o fim da partida, e com a Alemanha a vencer a Dinamarca, Portugal estava nos quartos. Aos 82', Van der Vaart esteve perto do 'bis', atirando ao poste da baliza de Rui Patrício, e em cima do minuto 90, Cristiano Ronaldo voltou a rematar ao 'ferro', num grande remate de pé esquerdo. Nos minutos finais, Paulo Bento fez entrar Rolando para segurar o resultado, que não mais se alterou. Portugal carimbou o passaporte para os quartos-de-final da competição, e Ronaldo calou os críticos, tendo sido eleito o melhor em campo. 

A Alemanha, que bateu a Dinamarca por 2-1, garantiu o primeiro lugar do grupo B, e vai medir forças com a Grécia. Por sua vez, a 'Seleção das Quinas' vai defrontar a Republica Checa, numa reedição dos quartos do Euro 1996, onde Karel Poborsky acabou com o sonho lusitano. 


Sem comentários: