terça-feira, 16 de outubro de 2012

BOLA AO MEIO: Ganhar e ganhar





Estas são as palavras do dia e o caminho traçado por Paulo Bento para Portugal. A partir de hoje, a Selecção Nacional vê-se na obrigação de ganhar todos os jogos se ambiciona estar presente no Mundial de 2014 que se irá realizar no Brasil.

Se contra a Rússia, o relvado (sintético) podia ser usado como desculpa, hoje o vento forte e a chuva não podem ser utilizados como desculpa para o empate contra a Irlanda do Norte, uma selecção muito abaixo do nível português.

A noite foi cinzenta no Estádio do Dragão, tal e qual como o tempo que não era nada convidativo para as pessoas se deslocarem até ao estádio mas a verdade é que os portugueses foram à bola para ver Portugal e a 100ª internacionalização de Ronaldo.

Portugal jogou pouco e Ronaldo passou ao lado do encontro. 1-1 foi o resultado final com a Irlanda do Norte a chegar à vantagem ao minuto 30 da 1ª parte por intermédio de Niall McGinn de 25 anos. A chegar ao intervalo em desvantagem, o técnico português decidiu deixar Miguel Lopes nos balneários e levar para campo Rúben Amorim, passando Miguel Veloso para o lado esquerdo da defesa. Portugal ganho equilíbrio no meio-campo e profundidade na faixa esquerda. Uma primeira parte marcada pela fragilidade defensiva portuguesa, onde a Irlanda do Norte soube aproveitar muito bem, marcando na sua primeira oportunidade com Niall a aparecer nas costas de João Pereira depois de uma ineficaz transição defensiva.

A segunda parte, ocorreu de forma diferente com Portugal a assumir o risco e a correr atrás do prejuízo e dos 45 minutos que deu de avanço à equipa adversária. Portugal foi carregando e as oportunidades foram aparecendo. Paulo Bento decide lançar Varela para o lugar de Rúben Micael, ou seja, Portugal opta pelo seu habitual plano B com Nani a deslocar-se para o meio com Varela como extremo-direito. Pouco tempo depois, foi a vez de João Pereira ceder o seu lugar a Éder que 4 minutos depois de entrar toca a bola de cabeça para Nani que falha o remate e Postiga faz o empate. Depois do empate, Varela e Nani ainda tentaram chegar à vitória mas sem êxito.

Um jogo que serve exclusivamente para tirar ilações para os próximos jogos para tentar perceber o que não deve ser feito em momentos defensivos. Passividade a mais e agressividade a menos levaram a que Portugal permitisse o golo da Irlanda do Norte. Postiga mostrou ser o jogador mais inconformado e nunca virou a cara à luta mas não foi suficiente para chegarmos à vitória.

Com o resultado final em 1-1, Portugal soma 7 pontos com menos 5 que o líder do grupo, Rússia. Um jogo pouco incisivo e prático por parte dos jogadores da equipa das quinas. Ronaldo teve um presente envenenado no dia em que completou 100 internacionalizações e Portugal mais uma vez tem de andar com a calculadora na mão para garantir o apuramento já que necessita de ganhar os jogos todos e esperar que a Rússia tropece. 

Sem comentários: