segunda-feira, 8 de outubro de 2012

FC Porto vence Sporting e assume liderança da liga

O FC Porto recebeu ontem e venceu o Sporting por 2-0, em jogo a contar para a 6ª jornada da liga portuguesa. A partida, além de ser o primeiro 'clássico' da temporada, marcava também a estreia de Oceano à frente da equipa principal dos 'leões', mas a verdade é que o ex-internacional português não irá certamente recordar o jogo pelos melhores motivos. O FC Porto foi sempre muito mais pressionante, assumiu as rédeas do jogo desde o primeiro apito e as situações de golo iam-se acumulando, pelo que não foi de estranhar que logo aos 10 minutos de jogo, Jackson Martinez, numa execução de calcanhar perfeita, após assistência de Danilo, tenha inaugurado o marcador.Esperava-se uma reação dos 'leões', mas foram os 'azuis e brancos' que continuaram a somar oportunidades, pese embora o resultado não tenha sofrido nova alteração até ao intervalo. No segundo tempo, a equipa do Sporting conseguiu equilibrar a contenda e apesar de não ter criado grandes chances de golo, também não as permitiu. Ainda assim, o FC Porto desperdiçou uma oportunidade soberana, quando Lucho atirou a bola ao poste na marcação de uma grande penalidade, e foi já a menos de dez minutos do fim que os 'dragões' confirmaram a vitória pela mesma via, por intermédio de James Rodriguez, numa altura em que o Sporting já jogava com menos um elemento, por força da expulsão de Rojo. Este resultado acabou por permitir também o regresso dos 'dragões' à liderança  do campeonato, em igualdade pontual com o Benfica, mas com melhor diferença de golos.



Os 'encarnados' também venceram nesta jornada, mas com mais dificuldades do que seriam expectáveis, tendo em conta que recebiam, na Luz, o último classificado da liga, o Beira Mar. Apesar de os comandados de Jorge Jesus terem protagonizado a primeira situação de perigo da partida, foram os homens de Aveiro que se adiantaram no marcador, através de Sasso, logo aos 4 minutos de jogo, que aproveitou da melhor forma uma saída em falso de Artur na sequência de um pontapé livre. As 'águias' demoraram a reagir, o seu futebol era bastante previsível e Rodrigo, o mais inconformado, parecia estar numa noite desinspirada, culminada com o desaproveitar da grande penalidade de que dispôs, já em cima do intervalo. No segundo tempo, as coisas pareciam continuar complicadas até que Maxi Pereira, de bicicleta, restabeleceu a igualdade aos 58 minutos. E nem dois minutos depois, Rodrigo redimiu-se e selou o marcador, após assistência perfeita de Lima.



Quem se atrasou na luta pelo título foi o Sporting de Braga, que protagonizou um jogo de 'loucos' com o Olhanenese, que acabou por terminar empatado a 4 bolas, mas com várias alternâncias no marcador e emoção até final. Abdil Ali, logo aos quatro minutos, colocou a formação de Olhão na frente, mas Helder Barbosa repôs a igualdade aos 9 minutos. Pensava-se que o mais difícil estaria feito, mas até ao intervalo os homens de Sérgio Conceição marcaram por mais duas vezes, com Ivanildo a fazer o papel de 'matador'. Logo no reatar do segundo tempo, Douglão devolveu a esperança ao reduzir para 2-3, mas Ruben Amorim marcou na baliza errada e voltou a dar uma diferença de dois golos para os algarvios a pouco mais de 30 minutos do fim. Muitos pensavam que seria irreversível, mas a equipa de José Peseiro fez jus ao cognome de 'guerreiros do Minho' e Éder (aos 81 minutos) e Douglão (já nos descontos), voltaram a colocar tudo empatado. Um mal menor para os 'arsenalistas', mas um grande balde de água fria para a equipa de Olhão.



Resultados da 6ª jornada:

Benfica – Beira Mar, 2-1
Nacional – Gil Vicente, 0-1
V. Setúbal – Paços Ferreira, 0-0
Sp. Braga – Olhanense, 4-4
Estoril – Rio Ave, 1-3
Académica – Guimarães, 1-2
FC Porto – Sporting, 2-0
Moreirense – Marítimo, hoje às 20:15


Sem comentários: