sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Quando "B" é melhor que "A"


 
 Depressão, esta talvez seja a melhor palavra para definir a actual situação leonina, não se marcam golos, não se ganham jogos, e as exibições são confrangedoras. Eliminação da Taça, último lugar na Europa, e 10º lugar na Liga, era impossível fazer pior.

 Acrescentemos um "B" à frente da palavra "Sporting": vitórias, golos, exibições de alto nível, e o comando da Segunda Liga. Os jovens leõezinhos são os lideres destacados do seu campeonato, respiram confiança e estão num nível bastante superior ao das outras equipas B.

 É uma situação paradoxal esta que o clube verde e branco vive, a equipa A desilude, a equipa B supera as expectativas. No entanto é um bom momento para se reflectir e tirar os proveitos que a situação exige. O Sporting não pode de maneira nenhuma ignorar a matéria prima que tem, dá gosto ver os "miúdos" jogar com total entrosamento, toque curto e bola no pé, assumindo a partida em qualquer campo. A principal equipa precisa deles!

 Este novo ciclo marcado pela reformulação directiva e a contratação do técnico Franky Vercauteren, tem de ter uma estratégia coerente e realista. O titulo esta época já não passa de algo lá longe na linha do horizonte, a Champions sim é o objectivo pelo qual a equipa tem de lutar, portanto Vercauteren precisa de calma e ir pensando jogo a jogo para pôr o motor - cuja qualidade é bastante boa - a trabalhar. O belga vem de um país em que a aposta na formação começa a dar grandes frutos - que o digam Witsel ou Hazard - e já foi responsável pela descoberta de vários talentos nos clubes onde treinou, em Alvalade se lhe for dado tempo e espaço poderá muito bem fazer o mesmo.

 A situação financeira já não admite grandes aventuras no mercado e como consequência das contratações na era Godinho Lopes o plantel tem uma espinha dorsal experiente e de boa qualidade - embora actualmente tenha havido uma "evaporação" dessa qualidade -, está então na altura de voltar a recrutar na formação, para aparecerem mais Ronaldos, Nanis e Vianas. A selecção também agradece.

 

Sem comentários: