segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

BOLA AO MEIO: Liedson ou Lyedson?



O luso-brasileiro de 35 anos está na iminência de ser o próximo reforço do Porto. Liedson pode seguir as pisadas de Izmaylov e Moutinho, embora com desenvolvimentos distintos. O avançado saiu de Alvalade para rumar ao Brasil e agora pode estar de volta ao futebol europeu.

O Porto necessita de uma alternativa viável a Jackson já que Kléber parece estar de saída e das oportunidades que teve nunca demonstrou aquilo que se esperava dele. Liedson será uma solução de curto-prazo que irá ajudar o Porto na segunda metade do campeonato nos desafios que se avizinham.

O avançado conta com 8 anos na Europa ao contrário de Jackson que apesar de ter imensa qualidade, está a dar os seus primeiros passos nas provas europeias.

É certo que Liedson não terá períodos semelhantes aos que passou no Sporting até porque não será a principal referência ofensiva do Porto e muito menos o abono da equipa. Apesar disso, o 'Levezinho' traz na bagagem experiência, golos e muita ambição para conquistar o campeonato que não venceu ao serviço do Sporting.

Os adeptos do Sporting lembram-se do 'seu' goleador com saudosismo já que Liedson foi e ainda é, com os seus 35 anos, sinónimo de golos e luta de títulos. No período em que representou o Sporting, conquistou a Taça de Portugal por duas vezes (2006/2007 e 2007/2008) e a Supertaça também ela por duas vezes (2007 e 2008).

O clube de Alvalade também procura uma alternativa a Wolfswinkel mas Liedson não seria a melhor opção. Será possivelmente, esta a última época de Liedson e o Sporting nesta altura apenas luta por um lugar nas competições europeias. Jesualdo Ferreira está empenhado em reformular a equipa e baixar a folha salarial como é o caso das saídas de Gelson, Insúa, Elias e Pranjic. Seria contracíclico contratar Liedson numa perspectiva de salvador da pátria.

O trajecto de Liedson diz-nos que ele irá ser uma peça fundamental num Porto que procura alternativas ofensivas. Janeiro afigura-se como um mês com poucas entradas no reino do Dragão mas será também um mês determinante tal como ocorreu na temporada passada. Lucho e Janko trouxeram ao Porto mais competitividade e isso foi determinante para o Porto conquistar o título nacional. Com a contratação de Izmaylov e Liedson, o Porto procura obter um efeito semelhante à da época passada.

Sem comentários: