quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

BOLA AO MEIO: Sul-Americano Sub-20



Começou ontem na Argentina o Sudamericano Sub-20. Grande parte dos clubes está com os olhos postos nesta competição onde emergem grandes talentos do futebol mundial.


As boas prestações costumam valer a passagem para a Europa e a luta por grandes títulos, como é o caso de Edinson Cavani que se transferiu do Danubio para o Palermo após ter sido uma das figuras de destaque.


Walter, actualmente ligado ao Porto, também marcou a diferença. Em 2009 foi considerado o melhor marcador do torneio com 5 golos o que levou o Brasil à conquista do seu 10º Campeonato Sul-Americano Sub-20.

Nem todas as figuras saltam para a ribalta com as boas prestações nesta prova, até porque algumas já lá estão como é o caso de Neymar em 2011. O jovem brasileiro que hoje foi considerado o melhor jogador americano pela 2ª vez consecutiva, ganhou o seu espaço no Santos desde 2009 mas no Sul-Americano de 2011 mostrou ao Mundo todas as suas capacidades, ao ser considerado o melhor marcador do torneio com 9 golos.

Este ano teremos muito material novo para observar como falarei mais à frente. Começando com a constituição do torneio. 10 equipas, 2 grupos de 5. Grupo A constituído por Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia e Bolívia e Grupo B composto por Brasil, Uruguai, Equador, Peru e Venezuela. Classificam-se os 3 melhores de cada grupo para depois disputarem uma fase final a 6. A selecção com mais pontos na fase final será campeã.

Ontem pela madrugada adentro realizaram-se os dois primeiros jogos do Grupo A. Paraguai - Colômbia e Argentina - Chile.


PARAGUAI - COLÔMBIA

O Paraguai de Derlis González, do Benfica, não teve argumentos suficientes para bater uma Colômbia muito bem organizada defensivamente e a explorar saídas rápidas. Um jogo controlado pelos colombianos, com excepção dos minutos finais onde quando ninguém fazia prever, o Paraguai conseguiu criar algumas situações de golo mas sem nunca as ter concretizado. Do lado do Paraguai destacamos a exibição de Jorge Rojas, médio-direito que foi sempre o mais inconformado com a situação e mostrou muita maturidade, curiosamente é o mais velho deste torneio, correu, lutou, defendeu e atacou. Quanto à Colômbia a lista é um pouco mais extensa. John Andrés Córdoba, Brayan Perea e Juan Fernando Quintero são nomes para mais tarde recordar. O primeiro marcou o único golo da partida e deu a vitória à Colômbia. Avançado possante, rápido e com bom remate. O segundo jogou no apoio a Córdoba, também ele avançado, tinha tendência para descair para a faixa esquerda, muito bom tecnicamente, agressivo, rápido e com boa capacidade de definição. Quintero já deu o salto para a Europa, joga no Pescara e actualmente já é seguido por clubes como Juventus, Inter e Manchester United estão de olho neste médio-ofensivo. Ontem actuou descaído para a direita mas procurou sempre zonas interiores uma vez que é onde se sente mais à vontade. Esquerdino de grande qualidade técnica e com boa leitura táctica. Ambas as equipas actuaram num 4-4-2 clássico com algumas variações posicionais como já referimos. Resultado final: Paraguai 0 - 1 Colômbia (Córdoba 34').


ARGENTINA - CHILE

No segundo jogo assistimos a um duelo de 'portugueses' com Iturbe e Rubio a disputarem um jogo muito equilibrado. O favoritismo era da Argentina até porque jogava em casa mas foi ao Chile que a sorte sorriu. Para além dos já bem conhecidos Iturbe e Rubio existiram outros jogadores em destaque. Do lado da Argentina, Manuel Lanzini e Alan Ruiz dominaram o meio-campo. O primeiro é considerado uma das grandes promessas do futebol argentino. Médio-ofensivo de grande qualidade técnica, velocidade e boa capacidade de execução. Alan Ruiz joga no centro do terreno exercendo funções de médio de transição, é canhoto e tem uma capacidade técnica acima da média. Ricardo Centurión é um nome já conhecido, mais que não seja pelas constantes ligações ao Porto e Benfica. O extremo apresenta ser um jogador rápido e ter bons índices técnicos mas teve apagado do jogo tanto na faixa esquerda como na direita. Luciano Vietto foi o jogador mais ofensivo da Argentina. Tem 19 anos e é já visto como uma das próximas referências ofensivas da Argentina com Real Madrid, Juventues, Bayern eLiverpool à perna. Fez 19 jogos pelo Racing e marcou por 6 vezes, sendo o melhor marcador da equipa no Torneio Apertura. Nicólas Castillo apontou o tento solidário da partida e deu a vitória ao Chile. Forte no jogo aéreo e na antecipação como comprova o golo de ontem, forte fisicamente e com técnica apurada. O Chile viu-se reduzido a uma unidade com a expulsão de César Fuentes aos 43 minutos. Ao minuto 72 foi a vez de Manuel Bravo receber ordem de expulsão, o que fez com que a Argentina jogasse praticamente 20 minutos com mais 2 unidades. Contudo a defensiva chilena nunca descurou e conseguiu manter a vantagem. Ambas as selecções utilizar um sistema de 4-3-3. Resultado final: Argentina 0 - 1 Chile (Castillo 21').

Hoje temos mais com Brasil - Equador às 23:00 onde podem ver Adryan e Felipe Anderson e ainda, Uruguai - Bolívia à 01:15.

Veja aqui os 2 golos de ontem:

Paraguai 0 - 1 Colômbia


Argentina 0 - 1 Chile



Sem comentários: