sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Um olhar sobre a Bélgica



Longe vão os tempos de jogadores como Enzo Scifo, Gerets, Michel Preud’homme, Van der Elst, em que a selecção belga era presença assídua nos Europeus e Mundiais. A última aparição dos “red devils” numa competição ao mais alto nível, foi no Mundial 2002.

Marc Wilmots, actual seleccionador e antigo internacional belga, tem uma oportunidade de ouro para voltar a levar a Bélgica a um Mundial. Os “red devils” estão em 1º lugar no grupo A, da fase de qualificação para o Mundial 2014, a realizar no Brasil.
É uma selecção jovem, cheia de talento e, que promete um grande futuro para o país, em termos futebolisticos. Na baliza, o habitual titular é Thibaut Courtois, jogador do Atlético de Mardrid, emprestado pelo Chelsea.  Jovem de apenas 20 anos, mede 1,98m, muito completo, com a particularidade de ser exímio a sair aos cruzamentos da equipa adversária.

Na defesa, os laterais Toby Alderweireld do Ajax, Jan Vertonghen do Tottenham e os centrais Kompany do Manchester City, Thomas Vermaelen do Arsenal, possibilitam grande solidez defensiva e são quase intransponíveis no jogo aéreo. O experiente central, Daniel Van Buyten do Bayern, Nicolas Lombaerts do Zenit ou o lateral Sebastian Pocognoli são boas alternativas para o caso de lesões ou castigos dos habituais titulares.

O meio campo é o melhor sector desta selecção. Jogadores como, o ex-benfiquista, Axel Witsel do Zenit, Marouane Fellaini do Everton, Steven Defour do FC Porto, Moussa Dembele do Tottenham e, o “playmaker”, Dries Mertens do PSV, são muito fortes na primeira fase de construção e as transições rápidas são uma constante. A criar desíquilibrios, a  assistir e, a finalizar, estão os velozes extremos  Eden Hazard do Chelsea, Kevin de Bruyne do Werder Bremen, emprestado pelo Chelsea. O extremo Nacer Chadli do Twente e o médio defensivo Radja Nainggolan do Cagliari, são também opções válidas.

No ataque, a referência é Christian Benteke do Aston Villa. Já marcou dois golos nesta fase de qualificação. Kevin Mirallas, avançado móvel do Everton e Romelu Lukaku do West Bromwich, emprestado pelo Chelsea, completam o leque de soluções.

Em quatro jogos para a qualificação do Mundial 2014, a selecção belga ganhou três e empatou um, marcando oito golos e sofrendo apenas um. Está em primeiro lugar, à frente de selecções como a Sérvia, Croácia e Escócia. O resultado mais conseguido foi na Sérvia, uma vitória por 3-0.

Resumindo, é uma equipa muito jovem com grande margem de progressão e, com o apuramento bem encaminhado. Definitivamente, uma selecção a ter em conta em futuras competições.



Sem comentários: