segunda-feira, 27 de maio de 2013

V. Guimarães conquista Taça de Portugal

O Vitória de Guimarães conquistou a Taça de Portugal, a primeira da sua história, depois de vencer na final o Benfica por 2-1, numa partida disputada no Estádio Nacional.
Num ambiente de festa, com os adeptos de ambas as equipas a puxarem pelos seus jogadores, o espetáculo futebolístico acabou por ser menos emotivo do que o esperado, pelo menos durante a maior parte da partida... Ainda assim, os 'encarnados' tiveram uma grande oportunidade logo aos 10 minutos, com uma grande cabeçada de Garay a ser superiormente defendida por Douglas. Contudo, os lances de perigo foram muito poucos e foi à passagem do minuto 30 que o estádio se voltou a empolgar. Primeiro num contra-ataque vimaranense em que surgiram 5 homens contra apenas dois defesas do Benfica, mas a oportunidade acabou por ser desperdiçada por Addy. Na resposta...o Benfica marcou. Numa tentativa de alívio de Kanu, o forte remate embateu em Gaitán e a bola acabou por se encaminhar para o fundo das redes. 
A partir desse momento, as 'águias' começaram a controlar o jogo e a fazer deixar o tempo passar. A segunda parte começou com a mesma toada e o jogo tornou-se muito monótono. Até que Rui Vitória decidiu mexer a equipa, e arriscar tudo. Primeiro, ao tirar um defesa (Kanú) e colocar mais um avançado (Marco Matias) e menos de dez minutos depois, tirou um médio de características mais defensivas (Olímpio) e fez entrar para o seu lugar mais um elemento atacante (Crivellaro). Do outro lado, Jorge Jesus respondeu com a saída de Cardozo e a entrada de Urreta. As oportunidades continuavam a não surgir, até que Artur aliviou mal uma bola, que foi parar aos pés de um vimaranense, que isolou Soudani e o avançado não desperdiçou. Estava feito o empate e quando ainda se festejava o golo, eis que apenas dois minutos depois, Ricardo rematou de fora da área, o esférico embateu em Luisão e acabou por trair Artur, que ainda assim ficou uma vez mais muito mal na fotografia.
Estava consumada a reviravolta e os minutos que se seguiram foram uma tentativa infrutífera de a equipa de Jorge Jesus chegar, pelo menos ao empate. Sem ideias e sem forças, os 'encarnados' limitaram-se a confirmar uma época de pesadelo, perdendo a terceira competição no espaço de 15 dias.
Apesar disso, valorize-se pois o feito da equipa orientada por Rui Vitória, que apesar das dificuldades financeiras e da muita juventude no plantel, conseguiu incutir um excelente espírito na sua equipa, e que foi premiado com a conquista da Taça de Portugal, a primeira na história do Vitória de Guimarães, naquela que era já a sua 6ª final.

Veja aqui os principais lances da partida:

Sem comentários: