quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Treinador do Belenenses deixa o futebol

Mitchell van der Gaag anunciou hoje que irá deixar o futebol e, consequentemente, o comando técnico do Belenenses. Na origem da decisão do treinador holandês estão problemas cardíacos, que de resto já lhe tinham provocado uma indisposição no decorrer do jogo do fim-de-semana passado entre o Belenenses e o Marítimo, e que obrigou inclusivamente à sua saída de campo rumo ao hospital.
«Vou deixar de trabalhar. Agora vou-me concentrar para ficar bem. Parece que não aconteceu nada, mas aconteceu. Estou vivo hoje, mas foi uma coisa muito violenta que aconteceu no sábado. Eu tenho um problema no coração, já há algum tempo que tenho um ‘pacemaker’ e um desfibrilhador. No sábado, durante o jogo senti-me mal e recebi dois choques e o aparelho salvou a minha vida», afirmou em conferência de imprensa realizada hoje.
Mitchell van der Gaag, de 41 anos, recorde-se, iniciou a sua carreira como técnico no Marítimo, em 2007, como adjunto, passou pela equipa B e pela equipa principal entre 2009 e 2011, sendo que depois de um ano de interregno assumiu funções no Belenenses, tendo levado a equipa à conquista do título de campeão da 2ª Liga na época passada, o que permitiu aos 'azuis do Restelo o regresso ao escalão principal esta temporada.

Leia aqui o comunicado na íntegra do Departamento Médico do Belenenses:

«Informação Clínica sobre o treinador de Os Belenenses SAD Mitchell van der Gaag
Mitchell van der Gaag iniciou-se no desporto aos 6 anos de idade, como praticante de futebol, atividade que praticou até aos 34 anos de idade.

Na sua última época como profissional de futebol foi já acompanhado por cardiologia, em virtude das alterações morfo-estruturais do seu coração de atleta, que no entanto eram compatíveis com a prática desportiva.

Desde então à presente data tem tido seguimento regular em consulta de cardiologia. Faz a sua medicação regularmente, mas pelo risco arritmogénico entendeu-se em Maio de 2012 a colocação
de um Desfibrilhador Interno.

Desde então não há registo de intercorrências, mas a 21 de Setembro de 2013 durante o jogo Belenenses-Marítimo, pelas 18h38, inicia um quadro clínico de cansaço, palpitação e sensação de lipotimia. Foi prontamente assistido pela Equipa Médica de Os Belenenses SAD, com todo o material de Suporte Avançado de Vida.

No entanto o desfibrilhador interno atuou, revertendo a arritmia instalada para ritmo sinusal. Após estabilização do quadro clínico foi rapidamente transportado para o Hospital de Santa Cruz onde foi monitorizado do ponto de vista cardíaco e realizou exames complementares de diagnóstico.

À presente data continua em avaliação por cardiologia com ajuste terapêutico e realizando mais exames complementares de diagnóstico.»

Sem comentários: