quarta-feira, 2 de abril de 2014

Craques 2ª Liga: Forbes, o goleador da Serra da Estrela

Chegou com rótulo de craque e goleador ao Sp.Covilhã e cedo se impôs no onze titular dos ‘Leões da Serra’, treinados por Francisco Chaló. De resto, com 13 golos no conjunto das competições, é o máximo goleador da equipa ‘serrana’ na época atual. O seu nome é Forbes.

Veio do modesto clube português Ribeirão e conseguiu impor-se na equipa treinada por Chaló. Guineense, nasceu no dia 20/06/1989, e é filho do antigo jogador de Tirsense, Penafiel, Sp.Braga, Boavista ou Sporting, Forbs.

INÍCIO PROMETEDOR EM BRAGA
Forbes ‘nasceu para o futebol’ nas camadas jovens do Sporting de Braga, onde foi colega de equipa de outros jogadores que viriam a ser conhecidos no futebol português como, por exemplo, o guarda-redes Diego, Aníbal Capela, Jair Baylón ou Pizzi (este último e Diego também passaram pelo Sp.Covilhã). Nas camadas jovens dos ‘arsenalistas’, na época 2007/2008, Forbes foi treinado pelo técnico António Caldas, que viria a treinar a equipa principal na mesma época.

RODAGEM NO 'SATÉLITE'
Depois de sair das camadas jovens do Sp.Braga, Forbes foi cedido, a título de empr
éstimo, ao modesto Ribeirão, onde partilhou o balneário com futebolistas pouco conhecidos como, por exemplo, Papa Sibide, Joca, Abdou Guirassy ou Bacari. Na sua passagem pelo Ribeirão, Forbes deu nas vistas e ainda foi treinado por três treinadores, sendo eles o Lemos, Flávio das Neves e Luís Miguel. Depois da cedência ao Ribeirão, o clube da AF de Braga iria contratá-lo a título definitivo. No seu empréstimo ao Ribeirão, Forbes jogou 13 jogos e faturou por 2 vezes, mas o seu potencial levou o clube-satélite do Sp.Braga a contratar o jovem avançado guineense. Em 2009/2010, Forbes foi treinado por dois treinadores, primeiro por Lemos e depois por Rui Gregório e ainda foi colega de equipa de alguns jogadores como, por exemplo, Hamilton Fumaça, Nivaldo, Wesley Silva ou Dedé. Nesta primeira época como jogador, a título definitivo, do Ribeirão, Forbes realizou 26 jogos e marcou 9 golos. Na época seguinte, em 2010/2011, Forbes permaneceu no plantel do Ribeirão, onde foi treinado, outra vez, por dois treinadores: primeiro foi treinado por António Rocha e depois voltou a ser treinado por Lemos e partilhou o balneário com futebolistas como, por exemplo, o boliviano Sebastián Molina, o norte-americano Sean Rush ou o colombiano Hector. Nesta segunda época, como jogador do Ribeirão, Forbes jogou 10 jogos e apontou, apenas, 2 golos, na II Divisão B portuguesa.

INGRESSO NO VARZIM
Na mesma época desportivo, em 2010/2011, Forbes abandonou o Ribeirão e rumou até à Póvoa de Varzim para representar o clube local – Varzim Sport Club. No Varzim, o avançado guineense foi treinado por dois treinadores, sendo eles Pedro Soares, primeiro, e Eduardo Esteves, depois. Na equipa nortenha, Forbes foi colega de balneário de futebolistas como, por exemplo, Avelino, Luís Neto, Tiago Terroso, Nélson Agra, Gonçalo Graça, Salvador Agra, Rafael Lopes e reencontrou o brasileiro Dedé, que tinha sido colega de equipa no Ribeirão. No entanto, apenas disputou 7 golos na Segunda Liga, não tendo marcado qualquer golo. após essa passagem pelo Varzim, Forbes regressou ao Ribeirão e voltou a ser treinado por dois treinadores: primeiro por António Carvalho e depois António Rocha. No seu regresso ao Estádio do Passal, Forbes foi colega de equipa de jogadores como, por exemplo, o guarda-redes Ederson, Arsénio, Lucas Privatto ou Diogo Caramelo, sendo que nesta sua segunda passagem pelo Ribeirão, Forbes realizou 10 jogos, mas não marcou nenhum golo.

IDA PARA OS AÇORES
Na mesma época, em 2011/2012, Forbes decidiu abandonar o Ribeirão e viajou para os Açores, onde representou o Operário. Na equipa açoriana, o avançado guineense foi treinado pelo treinador Francisco Agatão e partilhou o balneário com jogadores como, por exemplo, João Botelho, Kay, Malick Cissé, Ruizinho, Romário ou Lukinha. Pela equipa do Clube Operário Desportivo, Forbes jogou 12 jogos e marcou 3 golos pela equipa açoriana. No fim da época 2011/2012, regressou ao continente.

MAIS UM REGRESSO AO RIBEIRÃO
Na temporada 2012/2013, Forbes regressou ao Estádio do Passal, para representar novamente o Ribeirão, onde foi treinado por dois treinadores: primeiro por Daniel Ramos e depois, por António Carvalho, tendo partilhado balneário com futebolistas como, por exemplo, Raviola, Issouf, Wanderson, Ansumane ou Feliz. No seu regresso ao Ribeirão, Forbes jogou 26 jogos e apontou 11 golos na II Divisão B portuguesa, o que lhe valeu nova mudança de clube no verão.


CHEGADA À SERRA DA ESTRELA
Na época atual, em 2013/2014, Forbes assinou contrato com o Sporting da Covilhã e rapidamente se assumiu como o máximo goleador dos ‘Leões da Serra’, impondo-se com naturalidade no onze titular da equipa ‘serrana’ orientada por Francisco Chaló. O avançado guineense partilha o balneário com futebolistas como, por exemplo, os guarda-redes Taborda e Alireza Haghighi, o ugandês Alex Kakuba, o cabo-verdiano Janício, o iraniano Alireza Jamali ou o também guineense Bata. Esta época, Forbes já faturou por 13 vezes (2 golos na Taça da Liga e 11 golos na Segunda Liga) e já disputou 40 jogos pelos ‘Leões da Serra’ (3 jogos na Taça de Portugal, 7 jogos na Taça da Liga e 30 jogos na Segunda Liga), até ao momento. Garantir a manutenção para o Sporting da Covilhã está nos pés de um avançado guineense chamado Rachide Forbes Vandinho Barreto, mas conhecido, simplesmente, por Forbes.

A ficha







Nome: Rachide Forbes Vandinho Barreto
Data de nascimento: 20/06/1989
Local de nascimento: Mansôa - Guiné-Bissau
Altura:  1,84 m
Peso:    80 kg
Trajetória:
2008/10:Ribeirão
2010/11: Ribeirão
                Varzim
2011/12: Ribeirão
Operário
2012/13: Operário
Desde 2013: Sp. Covilhã            
        

Por João Nobre

Sem comentários: