quinta-feira, 15 de maio de 2014

Grandes momentos do futebol: o dia em que van Basten fez esquecer as regras da física

O futebol é feito de momentos que o tornaram no que é hoje. Desde um jogo a um simples golo, passando por gestos, pensamentos, vitórias e derrotas e até tácticas, muito aconteceu. Por isso, surge este artigo, cujo principal objetivo é recordar os grandes momentos desta modalidade que tantas pessoas atrai em todo o mundo.

Esqueçam Isaac Newton, Albert Einstein ou qualquer outro físico que conheçam, pois nenhum deles conseguiria explicar unanimemente como Marco van Basten foi capaz de apontar aquele golo, na final do Europeu de 1988, à URSS. 

Erro soviético, van Tiggelen recupera a bola, galga alguns metros, passa-a a Mühren, que cruza de primeira, com o pé esquerdo, a bola sobe um pouco, parece que não surte efeito o centro, mas eis van Basten, remate em vólei... e golo! E que golo! Com aquele remate fulminante, fenomenal, van Basten deixaria uma marca intemporal na história do futebol: um tento que é um verdadeiro hino ao "desporto-rei", um pontapé que até fez Rinus Michels, austero treinador da "laranja mecânica", sorrir. Com 23 anos, e após uma temporada para esquecer (as lesões haviam-no apoquentado, pelo que apenas completara 13 partidas num ano, com 3 golos), Marco, deu o seu "grito de revolta", contra as adversidades sendo, ainda hoje, considerado como um dos melhores pontas-de-lança de todos os tempos. O "cisne", tinha elaborado a sua obra de arte.

Veja aqui este grande momento


Sem comentários: