quarta-feira, 2 de julho de 2014

O que é feito de… Stan Valckx

Chegou a Portugal com quase 29 anos, mas tal não o impediu de ser um dos patrões da defesa do Sporting CP nos anos 90, assumindo-se como um dos melhores defesas-centrais que passaram pelo futebol português. Forte fisicamente, era dono de um excelente sentido posicional, um tempo de entrada assombroso, além de ter uma técnica invulgar para um central e era imperial no jogo aéreo, apesar dos seus 1,81 metros. O seu nome é Stan Valckx.

Início no VVV-Venlo
O seu início no Venlo

Nascido a 20 de outubro de 1963 em Arcen, Holanda, Stanislaus Henricus Christina Valckx começou a jogar futebol no RKDEV, mas depressa saltou para o VVV-Venlo, um clube profissional holandês. Estreou-se na equipa principal com 20 anos e nessa mesma temporada subiu à Eredivisie, tendo sido titular toda a época e contribuído com 2 golos em 32 jogos.

Já no escalão principal, foi-se assumindo como um esteio da equipa e um dos melhores centrais do país das túlipas. Assim foi sem surpresa que ao fim de três épocas ao mais alto nível, onde disputou perto de 100 jogos e marcou 13 golos, acabou por surgir o natural interesse dos ‘grandes’ clubes holandeses, acabando por rumar ao PSV.

Crescer em Eindhoven
Uma estrela em ascensão no PSV
Guuse Hiddink era o treinador da altura e não hesitou em entregar a titularidade a Stan Valckx, que formou uma dupla impressionante com Ronald Koeman no eixo da defesa. De resto, logo no primeiro ano sagrou-se campeão, numa equipa que contava também com Romário, Gerets, van Breukelen, Kieft e o igualmente bem conhecido dos portugueses Mitchell van der Gaag.
Depois de um ano de interregno, em 1990/91 Valckx voltou a sentir o sabor do título holandês, mas desta feita fazendo dupla com Popescu, uma vez que Koeman tinha sido transferido para o Barcelona, e repetiu o feito na temporada seguinte. No entanto, apesar do excelente momento de forma que exibia, acabou por ficar de fora das escolhas do selecionador Rinus Michels para participar no Europeu de 1992 na Suécia.

‘Dream Team' de Alvalade
Bobby Robson, que era o treinador da equipa holandesa na altura deixou o clube, rumando ao Sporting, e decidiu levar consigo Stan Valckx, que se juntou a outros reforços sonantes como Juskowiak, Cherbakov e Capucho, numa equipa onde já pontificam Figo, Balakov, Peixe, Iordanov, Ivkovic, Cadete, entre outros.


Um 11 tipo do Sporting em 1993/94
Um verdadeiro ‘Dream Team’ comandado por Valckx a partir do eixo da defesa, que foi titular indiscutível nas duas primeiras épocas, sendo que na segunda foi finalista vencido da Taça de Portugal e esteve muito próximo do título nacional. Apesar disso, as boas exibições valeram-lhe a chamada ao Mundial dos EUA, onde foi titular em 4 dos 5 jogos em que a ‘laranja mecânica’ participou, até ter caído nos quartos-de-final, frente ao Brasil, por 3-2.
O central holandês em duelo com Artur do Boavista
Apesar do bom momento que atravessava, no seu regresso a Portugal, Valckx viu a sua vaga ser ocupada por Naybet e Marco Aurélio, apostas de Carlos Queiroz, que já tinha assumido o comando técnico no início da época anterior depois do despedimento de Robson, o que acabou por reduzir o espaço do holandês na equipa. Pouco satisfeito em função da escassa utilização, Valckx optou por regressar a Eindhoven em janeiro, local onde acabou por celebrar a Taça de Portugal de 1995.

Terminar em ‘casa’
De volta ao ‘seu’ PSV, Valckx entrou de imediato na equipa e nas primeiras três temporadas foi indiscutível, assistindo ao ‘despontar’ de vários jogadores como Jaap Stam ou Ronaldo, ‘o Fenómeno’, Cocu, Zenden, Ruud van Nistelrooy, entre muitos outros. Contudo, com o passar dos anos a regularidade exibicional foi decaindo e nas últimas três épocas as suas aparições foram diminuindo, tendo acabado por colocar ponto final na carreira aos 37 anos, na temporada 1999/2000, onde apenas participou num jogo, mas o suficiente para se sagrar campeão holandês uma última vez. Em ombros, Valkx despedia-se assim de uma carreira onde contabilizou mais de 400 jogos e marcou mais de 30 golos.

Depois disso assumiu o cargo de Diretor Desportivo do PSV (foi ele quem negociou a transferência de Van der Gaag para o Marítimo em 2001). Em 2004 voltou a vestir o fato de treino para comandar as camadas jovens do clube de Eindhoven, e em 2009, voltou ao cardo de diretor desportivo, mas desta feita no Shangai Shenhua da China. A aventura apenas durou um ano e em 2010 assumiu as mesmas funções no Wisla Cracóvia, da Polónia.
Chegou entretanto a ser falado como possível adjunto de Vercuteren quando este foi apresentado como treinador do Sporting, mas tal acabou por não acontecer, sendo que nesta altura o antigo central está a trabalhar no departamento de prospeção do VVV-Venlo.


‘Laranja’ semi-amarga
Apesar de se ter estreado a 26 de setembro de 1990 na ‘Laranja Mecânica’, pela mão do eterno Rinus Michels, o ‘pai’ do futebol total’, a verdade é que Stan Valckx registou apenas 20 internacionalizações. Ainda assim, o suficiente para contar na sua trajetória com uma participação no Campeonato do Mundo de 1994, onde a Holanda chegou aos quartos de final.


A ficha
Nome: Stanislaus Henricus Christina Valckx       
Idade: 50 anos
Data de Nascimento: 20/10/1963
Local de Nascimento: Arcen, Holanda
Altura: 1,81m
Peso: 75 kg
Posição: Defesa-Central   
TRAJETÓRIA
1983/1988: VVV-Venlo
1988/1992: PSV Eindhoven
1992/1995: Sporting CP
1995/2000: PSV Eindhoven 
PALMARÉS
5 Ligas holandesas (1989, 1991, 1992, 1997, 2000)
3 Taças da Holanda (1989/90, 1990/91, 1996/97)
1 Taça de Portugal (1994/95)
3 Supertaças da Holanda (1996, 1997, 1998)

EM AÇÃO

Sem comentários: