segunda-feira, 9 de março de 2015

Craques da 2ª Liga: Billal, a estrela gaulesa 'aurinegra'



Para além da presença de Bilel Aouacheria (Sp.Covilhã), Frédéric Mendy (União da Madeira) ou de Yannick Makota (Sp.Covilhã), existe mais um jogador francês de qualidade no sempre competitivo campeonato da Segunda Liga portuguesa. Esse mesmo jogador francês joga em Aveiro, onde representa o Beira-Mar, e apresenta uma boa capacidade técnica, bem como um bom jogo aéreo, devido aos seus 1,79 metros de altura, além de uma boa capacidade de finalização, como provam os seus 7 golos, e o facto de ser um exímio marcador de livres diretos. O seu nome é Billal Sebaihi.    

Por João Nobre

DE FRANÇA PARA A ARGÉLIA
Billal Sebaihi nasceu no dia 31 de maio de 1992, na cidade francesa de Lyon. O jovem Billal começou a sua aventura no mundo do futebol no sempre conhecido Saint-Étienne, onde coincidiu com o agora ‘leão da serra’ Bilel Aouacheria. Billal acabou por ficar três épocas seguidas na Equipa B do Saint-Étienne (2010/2011 a 2012/2013), participando em 25 partidas. Assim, ainda na temporada 2012/2013, Billal Sebaihi saiu do Saint-Étienne e rumou até ao Norte de África, mais concretamente até à Argélia, onde assinou contrato pelo desconhecido USM El Harrach. 

DO NACIONAL DE SENIORES PARA A SEGUNDA LIGA
Depois de ter feito um único jogo pelo USM El Harrach na sua passagem pela Argélia, Billal Sebaihi rumou até Portugal, para assinar contrato com o Anadia Futebol Clube, que disputava o Campeonato Nacional de Seniores (atualmente ainda disputa), em 2013/2014. Na sua passagem pelo Estádio Municipal Engº Sílvio Henriques Cerveira, Billal Sebaihi realizou, na totalidade, 11 jogos e apontou 4 golos pelo conjunto da localidade de Anadia. Mas a sua estadia no Campeonato Nacional de Seniores duraria apenas um ano, pois o Beira-Mar avançou para a sua contratação, no início da época atual, e o jovem médio-centro gaulês deu um ‘passo de gigante’ ao entrar na Segunda Liga. 
Assumindo a camisola ‘10’ do clube de Aveiro, até ao momento Billal Sebaihi já disputou28 partidas e já apontou 7 golos, tornando-se num das figuras do Beira-Mar, orientado por Paulo Alves. Billal Sebaihi é mais um dos bons valores que vai brilhando na Segunda Liga. 

A FICHA
Nome: Billal Sebaihi 
Idade: 22 anos 
Data de Nascimento: 31/05/1992
Local de Nascimento: Lyon, França    
Altura: 1,79m 
Peso: 72 kg 
Posição: Médio-Centro 
Clube: Beira-Mar 
TRAJETÓRIA            
2010/2013: Saint-Étienne B
2012/2013: USM El Harrach 
2013/2014: Anadia 
Desde 2014/2015: Beira-Mar
PALMARÉS
Não tem. 

EM AÇÃO:
Conheça um pouco melhor o médio francês através desta entrevista concedida ao canal oficial do clube aveirense:


Sem comentários: